Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Prefeito Paulo Polis explica os números da LOA para 2023

“Nosso compromisso é entregar bons serviços públicos para a população”, diz Polis. Saúde e educação aparecem com 53,08% da receita prevista.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
21/10/2022 10:23 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Essa foi a afirmação do prefeito, Paulo Polis, ao explicar os números apresentados da Lei Orçamentária Anual (LOA) para exercício 2023, em que saúde e educação aparecem com 53,08% da receita prevista

“O que faz a Prefeitura de Erechim, o Poder Executivo? Entrega serviços públicos à população na área da educação, saúde, infraestrutura”, afirma o prefeito de Erechim, Paulo Polis, na audiência pública de apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA), para o exercício 2023, nesta quinta-feira (20), na Câmara de Vereadores. O prefeito também destacou, inicialmente, a parceria incondicional com a Câmara de Vereadores. “Além do Legislativo fiscalizar ele também participa dos projetos”, afirma.

Em seguida, o prefeito voltou a perguntar qual a função da prefeitura para o público presente, que além de servidores, secretários municipais, vereadores, tinha também acadêmicos da URI de Direito, Ciências Contábeis e Administração e comunidade em geral.

Orçamento – Educação

“Por que 50% do orçamento previsto vai para servidores públicos? Porque entregamos serviços públicos, este é o nosso trabalho. Por exemplo, na área de educação temos aproximadamente 1000 professores que neste ano passaram a receber o Piso Nacional dos Professores, poucos municípios de médio e grande porte pagam o piso nacional, para estimular os profissionais e estruturar a educação pública gratuita”, explica.

Além disso, destaca o prefeito Paulo Polis, a rede pública municipal abriu mais de 1500 vagas na Educação Infantil. “E para isso é preciso mais professores, merendeiras, setor administrativo, para que os serviços públicos aconteçam”, disse.

Saúde

Outro exemplo, ressalta o prefeito Paulo Polis, está na área da saúde. “Vamos abrir uma UBS Escola no bairro Progresso, no coração do Progresso, e precisaremos de mais enfermeiros, técnicos, médicos, que prestam serviços para a população”, observa.

“E não podemos esquecer do Hospital Santa Terezinha, grande plano público de saúde regional, que para funcionar precisa de técnicos, enfermeiras, médicos, serviços de profissionais que correspondem a cerca de 70% dos custos do hospital. Sem estes profissionais não há saúde pública, são eles que executam os serviços de saúde do Santa”, ressalta.

Por que mais de 50% em educação e saúde?

O prefeito Paulo Polis explicou porque os investimentos em saúde e educação chegam a mais de 50% dos recursos previstos. “Por que as pessoas demandam mais estas áreas, escola para os filhos e saúde para a família. As nossas escolas têm padrão de qualidade muito boa, melhorias que ocorreram gradativamente ao longo da história do município. E quando se tem escolas de qualidade a demanda aumenta. Investir 31% do orçamento em educação e 21% na saúde é motivo de orgulho para nós”, afirma.

O prefeito comenta que Erechim tem 65 mil pessoas que não têm plano de saúde e precisam utilizar os serviços do Hospital Santa Terezinha. “Em função da covid-19 várias consultas, exames, cirurgias, ficaram atrasadas. Agora, numa junção de forças estamos recuperando em torno de 600 cirurgias por mês no Santa Terezinha. Estamos fazendo isso todo o mês. A responsabilidade em entregar estes serviços é muito grande assim como recursos”, disse.

Novo Distrito

Erechim tem 16,5 mil CNPS ativos no município, uma diversidade econômica muito grande, que requer investimentos para se manter e expandir. “Temos aqui fábricas de biodiesel, balas e chocolates, frigoríficos, viaturas especiais, carrocerias de caminhões, metalúrgicas, micro e pequenas empresas, isto é, a nossa economia é capilarizada e valorizamos muito tudo isso, por isso estamos entregando um novo distrito industrial para médias e grandes empresas, e projetando a construção do condomínio industrial, para micro e pequenas empresas”, disse.

Atualmente, há 200 empresas aguardando para se instalar em área de Distrito Industrial em Erechim. “Estamos cuidando da educação e saúde, da economia do município e também do lazer da população, cultura e esportes, sem se descuidar do meio ambiente, com novos parques e praças”, disse.

Pleno emprego

O prefeito Paulo Polis explicou que o município vive o pleno emprego e que no próximo sábado (22) será realizado o Feirão de Emprego que vai disponibilizar 1018 vagas de trabalho. “Conversando com a área de Recursos Humanos das empresas vimos que não há mais profissionais disponíveis no município e, por isso, estamos buscando da região. Erechim está vivendo uma era de oportunidades, para se qualificar, estudar e trabalhar, mas é preciso força de vontade”, afirma.

Régua salarial

O prefeito destacou a necessidade das empresas aumentarem a régua salarial para não perder e atrair os bons e qualificados profissionais para o município.

Mais importante

“O nosso objetivo é entregar e aplicar os recursos e serviços públicos no que é mais importante. As famílias querem educação, atendimento na UPA, UBS e no hospital quando precisam, e capacitação profissional para os filhos”, disse.

E, acrescenta o prefeito, Paulo Polis, “Erechim é grande porque nosso povo é grande. Vivemos o pleno emprego por conta do trabalho coletivo, do Poder Executivo, Legislativo, e a iniciativa privada. Estamos no caminho certo, todos remando na mesma direção”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE