Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Erechim/Divulgação
Cidade

Prefeito de Erechim apresenta primeiro relatório de gestão fiscal

Polis relacionou investimentos em educação, saúde, infraestrutura e algumas novidades que estão por vir

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
25/05/2023 17:13 – atualizado há 25 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

O município de Erechim está com as contas em dia e saldo positivo, neste primeiro quadrimestre de 2023, segundo dados do Relatório de Gestão Fiscal do 1o quadrimestre de 2023, apresentado nesta quinta-feira (25), na Câmara de Vereadores de Erechim. Na ocasião, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, fez uma relação de algumas obras e serviços que já foram entregues à comunidade e projetos que estão sendo planejados e serão executados pela administração municipal.

Considerando todas as receitas menos as despesas, Erechim teve superávit superior a R$ 15 milhões. Além de estar com as contas positivas, a Prefeitura de Erechim investiu 12,35% do orçamento no período, o que é um número excelente considerando a realidade dos municípios do Estado e de todo o país.

Educação

O prefeito, Paulo Polis, disse que, em 2023, a prefeitura disponibilizou 1870 vagas para a educação municipal.

“Entregamos quatro novas escolas, a EMEI Barão do Rio Branco, a EMEI Maria Clara, a Escola de Ensino Fundamental Caras Pintadas e o Centro de Educação de Jovens e Adultos. E, além disso, o município está comprando vagas para ninguém ficar fora da escola”, afirma o prefeito.
“Estamos pagando o piso nacional aos professores - não deve ter 20 cidades no Estado que conseguem pagar -, temos uniforme escolar, alimentação saudável, novo Sistema de Ensino FTD, robótica educativa, nomeamos mais professores, enfim, oferecemos todas as condições aos nossos professores e estudantes e, agora, vamos em busca de melhores índices na avaliação do IDEB”, disse o prefeito.

O prefeito acrescenta que já foi contratado um engenheiro para coordenar as reformas e melhorias nas escolas municipais.

“Importante dizer que as escolas municipais, a partir de agora, irão receber recursos para resolver pequenos problemas, fazer reformas pontuais, sem ter que passar por licitação”, disse.

Assami e Centro Administrativo

O município está avaliando a compra da área e da estrutura da Associação de Amparo à Maternidade e Infância (Assami), para reativar o local e abrir mais 400 vagas para a educação e, ao lado, construir o Centro Administrativo via Parceria Público Privada (PPP).

“A Assami cumpriu com o seu papel durante muito tempo, mas passa por um momento difícil. Tudo isso está sendo estudado criteriosamente. Esta área tem 10 mil metros quadrados”, explica o prefeito.

Ele ressalta que o Centro Administrativo vai reduzir os gastos com aluguel e todos os serviços necessários para o funcionamento da administração pública, como internet, segurança, transporte.

“Vamos concentrar tudo no mesmo lugar, menos a educação e a saúde, e isso vai melhorar muito o trabalho dos servidores e a eficiência dos serviços públicos”, destaca o prefeito Polis.

Saúde

Com relação à saúde, o prefeito, Paulo Polis, afirma que a UBS Escola do Bairro Progresso deve entrar em funcionamento no mês de julho.

“Será um centro de saúde para cerca de 20 mil pessoas, com todas as especialidades médicas, para cuidar das pessoas, funcionando integrado com a formação de novos profissionais da área”, observa.

Até o fim do ano, destaca o prefeito Polis, o município vai entregar a duplicação do espaço da UBS São Vicente de Paulo e, também, a ampliação da UBS do bairro Atlântico.

Ele comenta que a Farmácia Móvel e o CRAS Itinerante estão circulando pelo município, atendendo a população com serviços essenciais para a saúde das pessoas. 

“Cobrindo lacunas desta área, chegando em locais de difícil acesso, projetos que estão dando bom retorno”, disse.

Usina solar

“A nossa usina solar fotovoltaica está praticamente finalizada, e a previsão é que no mês de julho comece a produzir energia limpa, sustentável, para o município. Vamos reduzir em até 85% o consumo da prefeitura pelos próximos 25 anos”, comenta o prefeito.

Usina de asfalto quente

A prefeitura também está terminando de instalar a primeira usina de asfalto quente de Erechim.

“Em julho, vamos usar o nosso próprio asfalto quente, pela primeira vez na história do município”, destaca o prefeito Polis.

Iluminação Pública

“Já instalamos quase 7 mil lâmpadas de LED na área urbana de Erechim, isso é quase a metade de toda a iluminação pública urbana. Esta modernização está deixando a cidade mais bonita e, principalmente, trazendo mais segurança para as pessoas”, observa o prefeito.

Novo distrito e Condomínio Industrial

O prefeito, Paulo Polis, comentou que o Distrito Industrial Giácomo Madalozzo, localizado no Bairro Industrial Davide Zorzi, já tem 8 empresas trabalhando na construção dos pavilhões. 

“Mais empregos pela frente”, disse.

Ele também destacou que já foi aprovado o projeto para a construção do Condomínio Industrial, em frente ao novo distrito, para atender micro e pequenas empresas, com lotes de 700 a 1500 metros quadrados. 

“A previsão é entregar em 2024”, afirma.

Aprovação de projetos

A prefeitura aprovou 3400 projetos em 29 meses. 

“Isso faz a cidade avançar. É uma média de 100 projetos por mês, 4 por dia, o que não é pouca coisa”, disse.
“Apresentei um pouco do que o governo está fazendo. Temos que continuar no mesmo barco, remando na mesma braçada, e olhar para o horizonte, o futuro, que será muito bom”, finalizou o prefeito, Paulo Polis.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE