Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Prefeito de Cruzaltense fala dos avanços do município e destaca projetos desenvolvidos

Joarez Sandri concedeu entrevista ao Portal AU Online na manhã desta terça-feira, 06.

Leandro Vesoloski
por  Leandro Vesoloski
06/04/2021 15:04 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Município de Cruzaltense, que fica cerca de 50 quilômetros distante de Erechim comemora no mês de abril seu aniversário de emancipação.

A cidade fez parte do território da fazenda Quatro Irmãos que o governo brasileiro concedeu a Empresa Inglesa de colonização com direito da exploração da madeira de pinho (Araucária) muito abundante na região.

Em 1996, depois de algumas tentativas que não tiveram sucesso, novas comissões retomaram a caminhada em busca da emancipação e conseguiram junto ao governo estadual, com êxito, um novo plebiscito. Por fim, conforme Lei de 16 de abril de 1996, é criado o então município de Cruzaltense, que no dia 1º de outubro de 2000 realiza sua primeira eleição municipal.

Falando ao vivo ao Portal AU Online na manhã desta terça- feira, o prefeito de Cruzaltense Joarez Luís Sandri (MDB) contou um pouco da história do município e dos projetos desenvolvidos pelo governo municipal neste ano de 2020.

Economia

Cruzaltense tem a agricultura como um de seus pontos fortes, mas Joarez Sandri destacou também a produção leiteira, a piscicultura e a criação de aves como destaque no município. “Estamos em época de colheita, estamos no pico da safra. Há uma boa produção e no início do plantio havia uma preocupação muito grande por causa da estiagem, mas o tempo alinhou e os agricultores estão colhendo bem. Temos também uma boa produção de aves, a área do leite também é muito importante além de diversos criadores de peixes”.

Programas

Joarez Sandri detalhou o programa que amplia a quantidade de horas máquinas gratuitas a serem concedidas aos produtores rurais no município. O prefeito contou que as pessoas estão sendo atendidas e que o serviço é feito para todos.

Divulgação

Também está sendo desenvolvido pelo município programa do tubo de concreto que tem o objetivo de incentivar os agricultores e munícipes nas melhorias de suas propriedades. Segundo Sandri há um grande número de pessoas que sempre procuram a administração municipal em busca de tubos de concreto, a fim de melhorar os acessos de suas propriedades. Porém, para realizar estes trabalhos encontravam inúmeras dificuldades, entre elas, o custo dos tubos, o preço do frete, bem como o custo com os serviços de máquinas para a colocação dos tubos. Segundo ele no programa criado, o Município irá adquirir os tubos por meio de licitação, repassando aos interessados o preço de custo, sendo que o município fará o transporte e a instalação do material.

Saúde

O prefeito de Cruzaltense falou que a cidade tem os números do coronavírus sob controle no município, sendo que há duas semanas não são registrados casos de covid-19 na cidade. “Dengue também não temos nenhum caso, fizemos um mutirão com todas as secretarias realizando a coleta do material que precisava ser retirado”. Joarez Sandri contou que dois médicos e uma excelente equipe de saúde realizam os atendimentos no município e destacou que todos os idosos estão sendo vacinados em suas residências.

Consenso

Sandri que foi o primeiro prefeito da cidade e está em seu terceiro mandato em Cruzaltense foi eleito por consenso na última eleição. Ele disse que este fato é histórico porque há seis partidos constituídos no município que sempre teve uma rivalidade política muito acirrada. Sandri destacou que a experiência tem sido muito interessante e destacou que já se pensa em manter o consenso nas próximas eleições.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE