Com as agências do Sine/FGTAS de todo o Rio Grande do Sul completando duas semanas sem atendimento, os empregados demitidos sem justa causa são obrigados a fazer a solicitação do seguro-desemprego online. A restrição não é exclusividade gaúcha: todas as unidades do país estão com atividades suspensas por determinação do Ministério da Economia.
A medida segue a orientação de evitar aglomerações que favoreçam a transmissão da covid-19. A Secretaria Nacional de Trabalho oferece dois caminhos para se fazer a solicitação completa, sem necessidade de comparecimento do trabalhador: o portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br) e o aplicativo para celular Carteira de Trabalho Digital. Em caso de primeiro acesso, será preciso criar cadastro e senha preenchendo dados básicos.
– Já antes da pandemia se podia fazer essa solicitação totalmente online, sem ir a uma agência para confirmar. Podem ocorrer casos específicos, ou a falta de algum documento que atrapalhe o pedido. Nesse caso, se colocou à disposição o telefone 158. Essa central, então, distribui para cá e fazemos o contato com o trabalhador – explica o responsável pelo seguro-desemprego na Superintendência Regional do Trabalho no Estado, Rogério Tons.
– Por meio do portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br) ou aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Será preciso criar perfil e senha informando dados básicos, como CPF e Carteira de Trabalho. Com a rescisão de contrato e demais informações corretas, o seguro é liberado automaticamente.
– Não há atendimento presencial para essas situações. A Central de Atendimento do Trabalhador do Ministério da Economia, pelo telefone 158, está centralizando as demandas de todo o Brasil. Situações contempladas nas plataformas digitais serão encaminhadas para as superintendências do respectivo Estado.
– É possível mandar e-mail com a dúvida para trabalho.rs@mte.gov.br