Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Prazo para pagar IPVA com descontos de até 22% chega ao fim nesta quinta-feira

Tributo pode ser pago nas agências bancárias, Internet Banking e Pix

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
31/03/2022 14:04 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os motoristas que ainda não colocaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em dia têm até às 23h59min desta quinta-feira (31) para quitarem o tributo referente a 2022 com descontos. Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ), o valor pode ser reduzido em até 22,4% com a soma de benefícios.

O primeiro deles é a redução de 3% pela antecipação; já os condutores que estão há três anos sem infrações de trânsito recebem 15% de desconto por meio do programa Bom Motorista, enquanto o Bom Cidadão oferece até 5% para quem apresentar o número necessário de notas fiscais com CPF.

Este também é o último dia para quem optou pelo parcelamento do IPVA em seis meses, e realizou o pagamento das duas primeiras parcelas em janeiro e fevereiro, garantir 3% de isenção pelo pagamento da terceira cota em dia. O tributo pode ser quitado em qualquer agência, ponto de atendimento ou pela Internet no Banrisul e Sicredi.

Bradesco e o Banco do Brasil disponibilizam as mesmas formas de pagamento, mas somente para clientes. Os dados relativos ao veículo como o valor do IPVA, multa e pendências podem ser acessados no site ou por meio do aplicativo IPVA RS, disponível gratuitamente para dispositivos móveis na App Store e Google Play.

Pix

No IPVA 2022, a Receita Estadual adotou também o pix como forma de pagamento. Basta o cidadão consultar no site ou no aplicativo do IPVA/RS, no qual será gerado o QR Code sendo possível efetuar o pagamento em mais de 760 instituições relacionadas.

Desconto do Bom Motorista

Os descontos para bons motoristas estão mantidos como nos anos anteriores e variam em três faixas, conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado entre 1º de novembro de 2018 e 31 de outubro de 2021 (três anos), a redução será de 15%.

Quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2019 (dois anos) recebe desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2020 (um ano), tem direito a um benefício de 5%.

Desconto do Bom Cidadão (NFG)

Também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte no programa da Nota Fiscal Gaúcha. Os descontos serão de 5% (para quem tiver a partir de 150 notas registradas), 3% (de 100 a 149) e 1% (de 51 a 99). Ao todo, 16% da frota tributável tem direito ao benefício.

Serviço

Quem paga IPVA?
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2003, exceto os isentos em lei.

Como pagar?
Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar?
Presencialmente, aplicativos ou internet banking dos bancos credenciados: Banrisul, Sicredi, Bradesco e Banco do Brasil (os dois últimos somente para clientes). Opção de pix disponível em mais de 760 instituições relacionadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE