Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Potência total: como cozinhar melhor com o microondas

Nutricionista da Faculdade Senac Porto Alegre dá dicas para cozinhar na quarentena

Assessoria Senac
por  Assessoria Senac
14/04/2020 13:52 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Devido ao isolamento social proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na luta para frear o avanço do Covid-19, apreciar uma boa refeição preparada em casa pode ser gostoso, prático e rápido. Para isso, a tecnologia é, mais uma vez, uma grande aliada. 

A nutricionista e professora dos cursos da área de Gastronomia da Faculdade Senac Porto Alegre, Cristina Barbosa Frantz, traz algumas dicas sobre o uso do microondas para a preparação de refeições durante a quarentena. “Além de ser rápido e não sujar tanto a louça, o uso do micro é uma ótima pedida para quem não tem muita prática na cozinha, ou até mesmo para crianças e adolescentes (devidamente monitorados por adulto, claro) que estão começando a cozinhar”, afirma a chef.

Outro ponto positivo: é uma alternativa se faltar gás. Além disso, facilita muito a vida de quem mora sozinho. E sem preconceito: os pratos feitos utilizando o equipamento podem ser mais nutritivos e, até mesmo, menos calóricos, como explica a especialista em nutrição. “Por utilizar menos água para o cozimento de legumes, por exemplo, a refeição perde menos vitaminas e minerais para a água. E por usar menos gordura no preparo, em relação ao uso nas panelas, as calorias vão lá embaixo”.

O microondas transforma energia elétrica em energia eletromagnética, que atravessam até quatro centímetros do alimento, agitando as moléculas (principalmente a água). Todo esse atrito produz calor e cozinha os alimentos. Mas para utilizar toda essa potência é preciso ter alguns cuidados: utilizar utensílios adequados, nunca ligar o equipamento vazio ou com a porta semi-aberta. Além disso, a limpeza do batente e da porta e o uso de luvas térmicas para retirar os alimentos são pontos a serem observados.

Fique atento se os alimentos estão bem cozidos antes de ingeri-los, principalmente em carnes, frangos e ovos. “Sempre fure alimentos com pele como batatas, berinjelas, tomates e salsichas. Isso evitará que explodam. Muito cuidado ao retirar líquidos de dentro do microondas. Uma xícara com água, por exemplo, pode entrar em ebulição e espirrar atingindo você mesmo após o término do tempo”, alerta a nutricionista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE