Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Economia

Postos são obrigados a mudar a forma de exibição dos preços a partir de hoje

Segundo a ANP, mudança tem objetivo de deixar o preço do combustível mais claro e preciso para o consumidor, além de alinhar os valores com a forma usada na expressão numérica da moeda brasileira.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
07/05/2022 08:31 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A partir de hoje, todos os postos de combustíveis do país estão obrigados a indicar os preços da gasolina, do diesel, do etanol e do GNV (Gás Natural Veicular) com apenas duas casas decimais no valor correspondente aos centavos, e não mais com três dígitos, como podia ser feito até ontem.

A nova norma está descrita na Resolução nº 858/2021 da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), e vale para os painéis de anúncio de preços e para os visores das bombas de abastecimento. Caso seja necessária a inserção de uma terceira casa, por ser o padrão do aparelho, a orientação é para que o posto deixe o número zero travado durante o uso.

Segundo a ANP, essa mudança tem o objetivo de deixar o preço do combustível mais claro e preciso para o consumidor, além de alinhar os valores com a forma usada na expressão numérica da moeda brasileira.

O cumprimento da resolução pelos postos será verificado em ações de fiscalização de rotina da ANP. Em caso de infração, é aberto um processo administrativo, previsto em lei, que pode ser seguido de aplicação de multas, com valores entre R$ 5.000 e R$ 50 mil.

Denúncias sobre irregularidades no mercado de combustíveis podem ser enviadas à ANP por meio da seção Fale Conosco, no site da agência, ou do telefone 0800 970 0267 (ligação gratuita).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE