COMBUSTÍVEIS
Postos do RS recebem combustível de forma parcial e restringem compras, aponta Sulpetro
Entidade afirma que não há falta generalizada, mas rupturas momentâneas no abastecimento e preços seguem oscilando
Postos de combustíveis do Rio Grande do Sul estão enfrentando restrições no abastecimento e recebendo produtos de forma parcial das distribuidoras. Levantamento do Sulpetro aponta que 88% dos estabelecimentos consultados relatam entregas incompletas, enquanto apenas 12% recebem integralmente os pedidos.
De acordo com a entidade, há dificuldade na aquisição de gasolina comum e aditivada, além de diesel S500 e S10. O cenário ocorre em meio às oscilações no mercado internacional, influenciadas pela guerra no Oriente Médio e pelas restrições na circulação de navios no Estreito de Ormuz, o que afeta a oferta de petróleo e impacta a cadeia de abastecimento.
O Sulpetro destaca que não há falta generalizada de combustíveis no estado, mas sim rupturas momentâneas nas entregas. Segundo o presidente da entidade, Fabricio Severo Braz, as distribuidoras têm adotado entregas racionadas, reflexo de cotas impostas pela Petrobras e do aumento na demanda, especialmente por parte de postos independentes que enfrentam mais dificuldade para garantir o fornecimento.