Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Portaria da Seapdr permite comercialização de produtos da agroindústria familiar em todo o Estado do RS

A medida tem caráter excepcional e vigorará durante a vigência do decreto estadual de calamidade pública com medidas contra o Covid-19.

Página Rural
por  Página Rural
09/04/2020 17:36 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Sepadr) editou portaria para autorizar o comércio intermunicipal de produtos de origem animal de agroindústrias registradas nos Serviços de Inspeção Municipal (SIM). A medida foi anunciada pelo secretário Covatti Filho durante live com o govenador Eduardo Leite no perfil Governo do Estado no Facebook, nesta quinta-feira (9).

"Quando o produtor cria uma agroindústria familiar, ele quer ver o empreendimento se desenvolver, e essa medida que anunciamos possibilita que a agroindústria cresça e alcance novos mercados", afirma o secretário Covatti Filho. A portaria deve ser publicada no Diário Oficial do Estado na próxima segunda-feira (13).

Fiscalização da Agricultura e da Saúde

As agroindústrias deverão apresentar e manter documentos que comprovem a regular inscrição no SIM. Os produtos e subprodutos de origem animal deverão estar identificados e rotulados, permitindo a rastreabilidade, e terão fiscalização nas condições de acondicionamento, transporte e procedência sanitária.

A fiscalização será feita em conjunto Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Secretaria da Agricultura e Setor de Alimentos/DVS/Cevs da Secretaria da Saúde. Caberá à Agricultura verificar o trânsito de produtos e subprodutos e sua procedência sanitária. A Saúde fiscalizará as condições de acondicionamento, o tipo de transporte e a comercialização. Produtos em desacordo serão apreendidos e inutilizados.

A edição da portaria levou em consideração a pandemia do Covid-19 e seus impactos na economia, o decreto de calamidade pública no Rio Grande do Sul, a necessidade de isolamento social, com reflexos na tramitação presencial de processos na Seapdr, e os riscos de desabastecimento com a redução da produção de alimentos da agricultura familiar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE