Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

População de 57 cidades brasileiras voltam às urnas neste domingo

A segunda etapa da eleição para prefeito e vice ocorre 14 dias após a primeira votação, que foi no último dia 15.

CP
por  CP
28/11/2020 23:19 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em todo o país, 57 cidades participam neste domingo do segundo turno da eleição para prefeito e vice. Destas, 18 são capitais. A segunda etapa da eleição ocorre 14 dias após a primeira votação, que foi no último dia 15. Trata-se do menor intervalo da história do país, que normalmente é de três a quatro semanas. De acordo com a Constituição Federal, o primeiro domingo de outubro é definido como data para o primeiro turno das eleições. Porém, por causa da pandemia da Covid-19, o Congresso aprovou o adiamento das eleições de 2020, apertando o período entre os dois turnos.

O segundo turno acontece nos municípios com mais de 200 mil habitantes, com a disputa entre os dois mais bem colocados na primeira etapa do pleito desde que nenhum deles tenha alcançado a maioria absoluta (50% mais um) dos votos válidos. Na conta de votos válidos, não entram os brancos, nulos e abstenções. O segundo turno era possível em 95 cidades brasileiras. Dessas, 35 decidiram os ganhadores já na primeira etapa, pois o candidato vencedor recebeu mais de metade dos votos válidos.

Cidades e candidatos que participam do segundo turno no RS

  • Canoas (RS): Jairo Jorge (PSD) e Luiz Carlos Busato (PTB)
  • Caxias do Sul (RS): Pepe Vargas (PT) e Adiló Didomenico (PSDB)
  • Pelotas (RS): Paula Mascarenhas (PSDB) e Ivan Duarte (PT)
  • Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB) e Manuela d'Ávila (PCdoB)
  • Santa Maria (RS): Sergio Cecchim (PP) e Jorge Pozzobom (PSDB).
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE