Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Policiais militares salvam criança engasgada em Passo Fundo

“Quando ouvi o choro da criança foi uma sensação de alívio, de trabalho cumprido com êxito", disse um dos soldados envolvidos na operação.

Rádio Uirapuru
por  Rádio Uirapuru
23/11/2020 18:35 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma criança de aproximadamente 50 dias que havia se engasgado foi salva através da intervenção, por telefone, de um policial militar que desempenha suas funções na sala de operações da Brigada Militar e por policiais que efetuavam patrulhamento nas ruas de Passo Fundo.

Era por volta de 8h15min quando o telefone 190 tocou. A ligação foi atendida pelo soldado Daniel da Silva que ouviu o pedido desesperado de uma mãe. No momento da ligação, a criança chamada Apolo, que nasceu no dia 5 de outubro estava engasgada com leite materno e já estava desacordada.

Ao perceber a gravidade da situação, o soldado Daniel mobilizou uma guarnição para ir até o endereço e passou a auxiliar no salvamento da criança via telefone. “Eu orientei a mãe a realizar a manobra de Hemlich, colocando a criança de bruços pressionando as costas da criança até a chegada das viaturas”, explicou o soldado.

Ao mesmo tempo que o soldado Daniel orientava a mãe, policiais da Rocam deslocaram para o endereço e auxiliaram no salvamento da criança.

Daniel disse que solicitou calma a mãe para que realizasse a manobra corretamente e que em seguida ouviu a criança chorar. “Quando ouvi o choro da criança foi uma sensação de alívio, de trabalho cumprido com êxito. Sentimento de grande satisfação para nós aqui da Brigada Militar” explicou Daniel.

Após voltar a respirar a criança foi conduzida por uma viatura da Força Tática, tendo as motos da Rocam como batedores, até o hospital para verificar seu estado de saúde.

Brigada Militar como referência em situações de emergência

Os militares que trabalham na sala de operações da Brigada Militar contaram  que atendem mais de 100 chamados diários através do 190 durante a semana e que esses números são ainda maiores nos finais de semana.

Questionado sobre a ligação recebida pelo 190, mesmo tendo disponível o 193 do Corpo de Bombeiros e o 192 do Samu, soldado Daniel creditou ao profissionalismo e responsabilidade dos policiais. “O 190 é o número mais lembrado. Acredito que a credibilidade dada pela população ao 190 é pelo excelente trabalho realizado”.

Apolo, a criança salva pela Brigada Militar passa bem.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE