Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Polícia Federal
Segurança

Polícia Federal realiza operação nas terras indígenas de Cacique Doble e São José do Ouro

A ação também mobilizou 180 policiais federais e da Brigada Militar para o cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão

Polícia Federal
Radio Regional FM
por  Polícia Federal  e Radio Regional FM
01/03/2023 10:48 – atualizado há 6 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, dia 01, a Operação Menés, para reprimir conflitos na Terra Indígena Cacique Doble, motivados pela disputa entre grupos rivais que integram a mesma comunidade.

A ação também mobilizou 180 policiais federais e da Brigada Militar para o cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão nas Terras Indígenas em Cacique Doble e  São José do Ouro.

No vídeo divulgado pela PF é possível observar o momento em que os policiais federais localizam arma de fogo, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão.

As investigações tiveram início a partir de tentativas de homicídio ocorridas na comunidade indígena em agosto de 2022. 

Conforme apurado, no dia 8 de agosto, um grupo ligado ao cacicado promovia retaliações e agressões contra opositores, momento em que um sobrinho do cacique foi atingido na perna por disparo de arma de fogo, provavelmente por um dos rivais.

A partir desse evento, teve início uma série de ações de extrema violência perpetradas pela liderança da TI e seus apoiadores contra o grupo adversário, com indígenas tendo casas apedrejadas e sendo expulsos de suas residências, encarceramento de opositores e ataques com arma de fogo que resultaram em três índios baleados e hospitalizados. Posteriormente, outros três indígenas foram capturados, agredidos e aprisionados.

Desde então, vários indígenas considerados de oposição ao cacique vêm sendo perseguidos, capturados e castigados, com o objetivo de não prestarem depoimento à justiça.

A Polícia Federal realizou levantamento de local de crime e uma série de diligências que confirmam as práticas delitivas e indicam a permanente perseguição aos opositores do cacique e o elevado risco de novos conflitos violentos.

Além das medidas judiciais investigativas, são realizadas diligências para realizar a prisão de foragidos da justiça envolvidos em outros delitos que estariam escondidos na referida comunidade e na Terra Indígena Passo Grande do Rio Forquilha, no mesmo município.

A prisão e responsabilização dos suspeitos dos atos criminosos pretende cessar o risco de agravamento da violência e propiciar condições de apaziguamento e unificação das lideranças da parte alta e da parte baixa da Terra Indígena, que compõem, na realidade, a mesma comunidade.

Foto: Polícia Federal

Nome da Operação: 

Menés, considerado o primeiro dos Faraós, rei do Alto Egito, foi responsável pela unificação dos reinos do Vale do rio Nilo - Alto Egito e Baixo Egito - por volta de 3200 a.C. 

A comparação com o período histórico faz referência a atual cisão existente entre lideranças da "parte baixa" e da "parte alta" da Terra Indígena Cacique Doble, geradora do conflito que ocasionou as quatro tentativas de homicídio nos dias 18 e 19 de agosto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE