CONCURSO PÚBLICO
Polícia Civil de SC terá concurso com 300 vagas para escrivães e agentes
A expectativa é de que as provas ocorram ainda em 2025, com início das atividades dos aprovados previsto para 2026.
O governo de Santa Catarina confirmou a realização de um novo concurso público para a Polícia Civil, com 300 vagas previstas. A informação foi anunciada pelo delegado-geral da corporação, Ulisses Gabriel, após autorização do governador Jorginho Mello (PL). Do total de vagas, 200 serão destinadas para o cargo de escrivão e 100 para agente. A expectativa é de que as provas ocorram ainda em 2025, com início das atividades dos aprovados previsto para 2026.
Embora o edital ainda não tenha sido publicado, o delegado afirmou que está em fase de nomeação da comissão responsável pela contratação da banca organizadora. A expectativa é de que, até o fim do ano, os cargos passem por uma reestruturação, unificando-se em uma nova função: oficial investigador de polícia, conforme estabelece a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis.
Ulisses Gabriel declarou nas redes sociais que o processo será feito em ritmo acelerado para garantir a recomposição do efetivo nas cidades catarinenses. “Com velocidade máxima vamos fazer o concurso, nomeação e academia de 300 novos policiais civis, para que iniciem suas atividades em 2026”, afirmou.
O último concurso da Polícia Civil de SC foi realizado em janeiro de 2024, com 60 vagas divididas entre os cargos de psicólogo e delegado. Na ocasião, as remunerações variaram entre R$ 10.620,99 e R$ 22.828,99, e a organização da seleção ficou a cargo da Fundação Getúlio Vargas.