Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Segurança

PM ambiental apreende 300 metros de rede ilegal no Oeste de Santa Catarina

Ação foi no lago de Itá, no rio Uruguai, entre Itá e Aratiba. O material foi levado para o quartel de Chapecó, para posterior destruição, os peixes foram soltos.

NSC
por  NSC
10/02/2020 21:23 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Cerca de 300 metros de redes de pesca com malha inferior à permitida, 500 metros de espinhel (linha com vários anzóis) e quatro covos (espécies de gaiolas) com peixes presos foram apreendidos por uma equipe do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, neste final de semana, no lago da Usina Hidrelétrica de Itá, que tem sua barragem no rio Uruguai, entre Itá-SC e Aratiba-RS.

O material foi levado para o quartel de Chapecó, para posterior destruição, e os peixes foram soltos.

Os policiais ambientais orientam que mesmo com o término de algumas restrições relativas ao período de Piracema, época de reprodução de alguns peixes como o dourado, existem outras regras a serem respeitadas como o tamanho da rede, que deve capturar somente peixes adultos, para permitir a reposição da fauna.

No período da Piracema, que foi de 1º de outubro a 31 de janeiro, a Polícia Ambiental apreendeu 6,5 mil metros de redes, 1,2 mil metros de espinhéis e três embarcações. Foram 22 autos de infração para pescadores com cinco termos circunstanciados e três infrações penais.

O responsável pela pesca irregular está sujeito a multas que variam de R$ 700,00 a R$ 100 mil, dependendo da gravidade da infração, além de processo criminal, que pode levar a detenção de um a três anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE