Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Plantas e flores precisam de cuidados especiais no inverno

Saiba como manter as espécies saudáveis na estação

Correio do Povo
por  Correio do Povo
12/08/2022 17:24 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Assim como as pessoas redobram a atenção com a saúde e a imunidade durante o inverno, as plantas e flores não podem ser esquecidas. Afinal, as baixas temperaturas deixam as espécies vulneráveis, principalmente aquelas que ficam em áreas externas das residências, como jardins e varandas, por exemplo.

É necessária uma série de cuidados nessa época, para que elas continuem belas e saudáveis no inverno, assim como no decorrer do ano. Confira algumas dicas:

Redução da água

Ah, o inverno! Muitos amam, outros nem tanto. O fato é que ele é uma estação que requer uma mudança de hábitos, não somente na rotina de atividades, mas também no cuidado com as plantinhas.

No geral, será necessário reduzir um pouco a quantidade de regas e de borrifação de água nas folhas, com o intuito de evitar fungos, ou até mesmo do apodrecimento das raízes e folhas. Por exemplo, ao invés de regar uma planta específica três vezes por semana, como em épocas mais quentes, que tal reduzir para duas vezes?

Atenção aos detalhes

No entanto, para que a planta não receba menos água que o necessário, o ideal é ficar atento a cada espécie. A dica principal é sempre colocar o dedo na terra para verificar a umidade do solo. Caso o substrato esteja seco, então é o momento de fazer uma nova rega.

Hora certa

Também é importante ficar de olho no horário para as regas, que nessa época precisam ser durante o dia, de preferência pela manhã, para que as espécies não fiquem úmidas à noite e, consequentemente, os fungos não se proliferem. Evite também os períodos de sol mais fortes, para que as folhas não queimem.

Proteção

Nos dias com temperaturas mais baixas, para proteger as plantas do frio e do vento, a dica é trazer as plantas para dentro de casa. Em casos em que isso não seja possível, como em jardins ou quintais, uma solução é cobrir as espécies durante a noite e início da manhã com materiais adequados e que permitam que as plantinhas respirem.

Outra dica interessante é a técnica mulching, que consiste em fazer uma cobertura do solo com palhas, folhas secas, ou cascas de árvores, como uma espécie de protetor térmico.

Ápice de beleza

Há também as espécies que gostam do clima mais frio e, que inclusive, florescem e ficam exuberantes no Inverno. Entre alguns dos exemplos estão: amor-perfeito, angélicas, azaleias, begônias, boca de leão, camélias, calanchoes, cerejeiras, cíclames, cravos, crisântemos, gerânios, glicínias, goivos, lírios, prímulas, tulipas, algumas variedades de orquídeas como a Cymbidium, entre muitas outras. Por isso, quem quiser ter um colorido especial, pode investir em uma delas agora.

Podas

No geral, o outono-inverno costuma ser um bom período para a poda. Assim, quando chegar a primavera, as plantas estarão prontas para mostrar toda a sua beleza, flores e frutos. No entanto, sempre pesquise as recomendações de acordo com a espécie cultivada, ou então pergunte para especialistas numa loja ou floricultura.

Afinal, cada tipo de planta possui suas particularidades. Isso vale também para a adubação, pois cada espécie tem uma época ou intervalo mais indicados, além de adubos especiais de acordo com o seu desenvolvimento.

Sol

Mesmo com temperaturas mais amenas, o Inverno nos presenteia com lindos dias de sol e céu azul. Por isso, uma dica é deixar as plantinhas em áreas bem iluminadas, como em varandas ou próximo de janelas, para que elas recebam toda a energia do sol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE