Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Planos de saúde individuais devem ter reajuste recorde no Brasil em 2022

Alta deve chegar a 16,3% neste ano, de acordo com projeções de entidades do setor. Disparada da inflação é um dos principais motivos.

o sul
por  o sul
13/04/2022 17:37 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Os planos de saúde individuais podem ter reajuste recorde em 2022 e chegar a 16,3% neste ano, de acordo com projeções da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde).

“O cálculo considera prioritariamente a variação das despesas assistenciais com atendimento aos beneficiários de planos de saúde, a variação por faixa etária e a eficiência da operadora – sob peso de 80% – e, também, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que incide sobre custos de outra natureza, como despesas administrativas”, diz a FenaSaúde.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A federação diz que outros fatores também impactam diretamente no reajuste: o aumento no preço de medicamentos e insumos médicos, a forte retomada dos procedimentos eletivos, o impacto de tratamentos de Covid longa e a incorporação de novas coberturas obrigatórias aos planos de saúde.

“Vale salientar que o Brasil enfrenta a maior inflação geral em seis anos, o que afeta diversos setores de atividade econômica, incluindo o mercado de planos de saúde”, prossegue a entidade.

“A Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) estima o mesmo percentual de reajuste. Caso isso se confirme, o biênio 2021/2022 terá um reajuste médio anual de cerca de 2,7%, o que seria um dos menores da história dos planos de saúde individuais e familiares”, diz a associação. O maior percentual autorizado até hoje foi de 13,57%, em 2016.

“É importante lembrar que os planos de saúde foram o único setor regulado com reajuste negativo em 2021, de -8,19%, reflexo direto das despesas médico-hospitalares de 2020 que foram inferiores às de 2019 por conta do adiamento dos procedimentos eletivos, gerado pelo distanciamento social logo no início da pandemia”, prossegue a Abramge.

Segundo a Abramge, alguns motivos impactaram na subida de preços: a retomada dos atendimentos adiados no ano anterior e a segunda onda da Covid-19. Outros fatores que impactaram foram a inflação mundial de insumos (materiais, equipamentos e medicamentos) e a alta exponencial do dólar, moeda atrelada a grande parte dos insumos médico-hospitalares utilizados no Brasil.

Definição é feita pela ANS


Os percentuais máximos de reajuste anuais, tanto nos planos individuais quanto nos familiares, são determinados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Procurada, a ANS afirmou que o reajuste está sendo calculado e será divulgado pela agência após conclusão dos cálculos e manifestação do Ministério da Economia. “Ainda não há, portanto, uma data definida para divulgação do índice”, informou, em nota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE