Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Planetário Móvel chega na UFFS em abril

Projeto terá visitas de escolas da região com o objetivo de instigar nos estudantes o interesse pela ciência. Escolas interessadas já podem efetuar o agendamento.

Wagner Lenhardt/Assessoria
por  Wagner Lenhardt/Assessoria
30/03/2023 09:13 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim se prepara para receber, em abril, um Planetário Móvel. A ideia é promover visitas de estudantes e professores da região, a fim de instigar nos alunos o interesse pela ciência e em temas como astronomia, física, entre outros.

O planetário é inflável. Dentro dele há um espaço para projeções diversas, utilizando um projetor FullDome de 360º de imagem. Como é o céu visto na Antártica? Como é o céu na China ou Japão? Como se vê a Terra a partir da Lua? Todas essas curiosidades poderão ser abordadas nas visitas. Na tela, esférica, o céu pode ser simulado e utilizado para tratar sobre astronomia, geografia, física e até mesmo biologia. Também pode levar o público a viagens pelo sistema solar e a galáxias distantes. O tema principal nas sessões do projeto será o sistema solar - abordado no ensino básico e de conexão com a formação de professores da área das ciências da natureza.

O projeto, aprovado em uma Chamada Universal do CNPq, está sendo realizado em parceria com todas as universidades federais do Rio Grande do Sul, mais a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade de Passo Fundo (UPF), através do grupo Planetários do Sul. Todas as instituições receberão a visita do planetário durante 3 e 4 meses, onde serão realizadas sessões públicas para escolas e cidades da região. Um dos objetivos é cobrir o maior número possível de municípios do estado com as atividades.

Os estudantes participantes, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, também responderão questionários para o projeto aferir a relação dos jovens com a ciência e o papel de centros de ciência, como planetários e observatórios, no incentivo à carreira científica.

Na UFFS, o Planetário chega no dia 12 de abril, no Auditório do Bloco A. A instituição receberá também o coordenador geral do projeto, Guilherme Marranghello, diretor do Planetário da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). À tarde, a UFFS receberá a visita do Colégio Santa Clara, de Getúlio Vargas, para uma sessão experimental, e os professores e estudantes que atuarão no projeto receberão um treinamento. Depois, a partir das 19h, iniciam as sessões abertas ao público da UFFS.

As escolas interessadas em agendar visitas podem entrar em contato pelo e-mail planetario.erechim@uffs.edu.br. A equipe do projeto está se planejando para levá-lo a outros municípios da região a partir do mês de maio.

O projeto, na UFFS, conta com a parceria do Programa de Educação Tutorial (PET) Práxis, do projeto “UFFS na Escola e a Escola na UFFS” e de estudantes do núcleo de Geografia da Residência Pedagógica.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE