Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Placas de carro no padrão Mercosul começam a valer em todo o Brasil a partir desta sexta-feira

No Estado, a nova placa está em operação desde 17 de dezembro de 2018. Portanto, na prática, o RS já está adequado ao novo estilo.

GZH
por  GZH
30/01/2020 23:00 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Após uma série de adiamentos e batalhas judiciais, as placas de carro no padrão Mercosul começam a valer em todo o Brasil a partir desta sexta-feira (31). A data foi definida em junho do ano passado, em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que também promoveu mudanças nas características do item.

Até a semana passada, além do Rio Grande do Sul, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rondônia já tinham aderido ao novo sistema.

No Estado, a nova placa está em operação desde 17 de dezembro de 2018. Portanto, na prática, o RS já está adequado ao novo estilo. Dos 6.977.604 veículos integrantes da frota no Estado, até dezembro de 2019, 1.083.727 já circulavam com placas do Mercosul, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS). O valor do produto varia de acordo com a região, pois os preços são definidos pelos estampadores.

A adoção do sistema de identificação veicular no padrão Mercosul foi anunciada em 2014. Inicialmente, a medida deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016. Em razão de disputas judiciais e indefinições, o começo da adoção em todos os Estado foi adiado seis vezes.

Obrigatoriedade da placa se dá nos seguintes casos: 

  •   no primeiro emplacamento de veículos zero quilômetro; 
  • na transferência de propriedade de veículos em que haja mudança de município ou de Estado; 
  • na alteração da categoria do veículo; 
  • em casos de furto, extravio, roubo ou dano à placa;
  • em casos que seja necessária uma segunda placa traseira, para identificar reboques, por exemplo.

Novo modelo

Denatran/Divulgação

A nova placa apresenta o padrão com quatro letras e três números – o modelo de placa cinza conta com três letras e quatro números. Também muda a cor de fundo, que passou a ser totalmente branca. A cor da fonte também foi alterada para diferenciar o tipo de automóvel: 

  • preta para veículos de passeio; 
  • vermelha para veículos comerciais;
  • azul para carros oficiais;
  • verde para veículos em teste;
  • dourado para os automóveis diplomáticos;
  • prateado para os veículos de colecionadores.

Todas as placas deverão ter ainda um QR Code contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador da placa. O objetivo é controlar a produção, logística, estampagem e instalação das placas nos respectivos veículos, além da verificação de autenticidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE