Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Piratini inaugura Oficina de Restauro em alusão ao Dia Nacional do Patrimônio

No RS, o Dia Estadual do Patrimônio, instituído em 2019 pelo governador Eduardo Leite, é celebrado no terceiro final de semana do mês de agosto – neste ano, nos dias 14 e 15.

Governo RS
por  Governo RS
17/08/2021 20:20 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Para celebrar o Dia Nacional do Patrimônio, celebrado em 17 de agosto, o governo do Estado organizou, nesta terça-feira (17/8), um ato simbólico para inaugurar a Oficina de Restauro do Palácio Piratini, instalada nos jardins da sede do Executivo gaúcho.

O governo do Estado, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do RS (IHGRGS), proponente cultural do Palácio Piratini, apresentaram os projetos desenvolvidos em conjunto até o momento, como a entrega do primeiro lote de mobiliário restaurado e o prédio da Oficina de Restauro, ambos financiados por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banrisul.

Oficina de Restauro do Palácio Piratini foi instalada nos jardins - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

"Já havia toda a dedicação e todo o esforço das equipes do governo do Estado, que se dedicam a preservar e a restaurar o patrimônio gaúcho, e agora, mais do que nunca, com ações e investimentos concretos, turbinados com a melhor capacidade fiscal do Estado. Temos uma equipe muito dedicada à conservação, restauração e preservação dos espaços e do mobiliário do Palácio Piratini para manter o local nas melhores condições, especialmente considerando o centenário, mas também porque é um patrimônio gaúcho, com muita história, memória que precisa ser preservada, em respeito ao nosso passado, também para no futuro acolher tantas reuniões e decisões a respeito do nosso Estado", disse o governador Eduardo Leite.

Além da Oficina de Restauro, foram instalados nos jardins, provisoriamente, dois móveis restaurados pela assessoria de arquitetura do Palácio. De acordo com a arquiteta Maria Clara Bassin, cerca de 480 mobílias foram avaliadas e divididas em lotes. No primeiro, foram restauradas 129 peças, das quais 116 já foram devolvidas ao Palácio e 13 ainda estão sob cuidados da equipe de restauro.

Assessoria de arquitetura do Piratini restaurou 129 peças, das quais 116 já foram devolvidas ao Palácio - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

"É um dia de muita alegria. Mais cedo, recebemos o anúncio inédito e histórico de mais de R$ 75 milhões de investimentos em obras, fomento, editais e qualificações na cultura gaúcha. E, agora, vivemos mais este momento que traz muita alegria ao perceber que temos tantas iniciativas e tantas pessoas engajadas na preservação do mobiliário do Palácio, um trabalho que certamente ficará de legado para outros governos, no sentido de valorizar o que é da nossa gente, nossa cultura e nosso patrimônio", afirmou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

Como simbologia da vitalidade do Palácio, que completou 100 anos em maio deste ano, o governador plantou uma muda de ipê. Desde maio, está no ar um site que permite fazer um passeio virtual no Palácio, além de trazer informações sobre as principais obras e sobre o edifício como um todo.

51385061561 cfdaa6ad7d k
Como simbologia da vitalidade do Palácio Piratini, que completou 100 anos em maio, governador Leite plantou uma muda ipê - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

No RS, o Dia Estadual do Patrimônio, instituído em 2019 pelo governador Eduardo Leite, é celebrado no terceiro final de semana do mês de agosto – neste ano, nos dias 14 e 15. Para marcar a ocasião, foram retomadas as visitas presenciais ao Palácio Piratini, suspensas há um ano e meio devido à pandemia de coronavírus.

Estiveram presentes na cerimônia, que foi realizada com observação aos protocolos sanitários, o coordenador da Comissão do Centenário, Maria Clara Bassin e Luana Frasson, da assessoria de Arquitetura, o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, o superintendente substituto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Airton Moraes, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), Miguel do Espírito Santo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE