Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Pioneiríssimo: São Valentim é a primeira cidade do Alto Uruguai com câmeras de reconhecimento facial

Sistema inaugurado neste mês é considerado pioneiro na região e recebeu tecnologia de ponta da área

Leandro Zanotto / AU Online
por  Leandro Zanotto / AU Online
29/12/2022 09:57 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

São Valentim se destaca por ser a primeira da cidade da região do Alto Uruguai Gaúcho com videomonitoramento por reconhecimento facial. O sistema entregue para a comunidade neste mês dezembro, já está em funcionamento, levando imagens em tempo real as sedes da Brigada Militar e Polícia Civil do município, com espelhamento direto no 13º Batalhão da Brigada Militar, em Erechim.

Julio Mocellin / AU Online

O projeto batizado de ARPIA, conta com cinco câmeras espalhadas em pontos estratégicos, realizando o cercamento eletrônico da cidade. A câmera faz a identificação de pedestres e motoristas, chamando atenção dos policiais em casos suspeitos. O sistema é considerado de ponta por especialistas na área de segurança e o que há de mais moderno na área atualmente.

De acordo com a Brigada Militar, a tecnologia empregada em São Valentim servirá como modelo para implantação de câmeras em outras cidades, além do desenvolvimento do sistema nas que já contam com o modelo de segurança por videomonitoramento como é o caso de Erechim, que tem o projeto Sentinela.

O projeto ARPIA, foi realizado através de uma parceria público privada, envolvendo os poderes executivo, legislativo, judiciário, além de empresas privadas.

“Empregamos essa tecnologia em nosso município, pois sabíamos da importância de ajudar as nossas forças de segurança a fazer a identificação destas pessoas e veículos suspeitos que passam por nossa cidade. Principalmente por que São Valentim está em uma das principais ligações do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, que é a RSC 480. Esse projeto auxilia muito, não apenas nosso município, mas nossa região e nosso estado”, destaca o prefeito Claudimir Paniz.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE