Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Piloto vira avião na pista de Guarulhos com Boeing 737 chegando para pousar

Dados de rastreamento de radar mostravam que o Boeing 737 da Gol estava a cerca de 1 minuto de seu pouso.

Aeroin
por  Aeroin
09/07/2021 15:06 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um piloto que pousava no Aeroporto Internacional de Guarulhos no último domingo, dia 4 de julho, confundiu-se com as instruções do controlador de tráfego aéreo e quase virou seu avião ao contrário na pista em que havia acabo de pousar, conforme registrado pela gravação ao vivo do canal “SBGR LIVE” no YouTube.

Como se pode notar no vídeo abaixo, a aeronave registrada sob a matrícula PT-CDD (chamada de “charlie delta delta” pelo controlador em referência às letras de registro) aproximou-se para pouso completo na pista 09R de Guarulhos. Segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), trata-se de um clássico Beechcraft Bonanza S35 fabricado em 1965.

Logo após o pouso, o controlador de tráfego da Torre do aeroporto instrui o piloto a agilizar seu deslocamento sobre a pista até a taxiway Tango, para livrar a pista à direita e então chamar a frequência de comunicação de solo. Geralmente, um controlador instrui a agilizar a liberação quando há outra aeronave aproximando-se logo depois para o pouso.

Reprodução

A taxiway Tango estava logo à frente da aeronave, na lateral direita da pista 09R, entretanto, ao confirmar as instruções recebidas, o piloto faz um movimento imediato para a direita e então inicia uma curva de 180º à esquerda para retornar sobre a pista, o procedimento de taxiamento conhecido como “backtrack” (voltar sobre o próprio percurso).

Aparentemente, o piloto se confundiu com as taxiways de saída da pista de Guarulhos e imaginou que a Tango já havia ficado para trás de seu avião.

Atento ao movimento da aeronave, o controlador de tráfego imediatamente alerta ao piloto: “O senhor não foi instruído a fazer um 180, charlie delta delta”.

O piloto então também responde rapidamente ao alerta do controlador e volta a direcionar sua aeronave no rumo original de pouso, e pede desculpas pelo equívoco: “Desculpa, charlie delta delta. Entendeu errado”.

Entretanto, em função da aeronave ter perdido algum tempo sobre a pista ao invés de agilizar a saída conforme a instrução, o controlador imediatamente entra em contato com o piloto de um avião da Gol Linhas Aéreas, perguntando se seria possível fazer uma mudança de sua aproximação para a outra pista, 09L (zero nove esquerda), uma vez que ele se aproximava para pousar após o Bonanza na pista 09R.

Dados de rastreamento de radar mostram que o Boeing 737 da Gol estava a cerca de 1 minuto de seu pouso pela 09R. 

A posição do 737 da Gol enquanto o Bonanza estava na pista – Imagem: FlightRadar24

Logo depois foi executado pela pista 09L sem a necessidade de uma arremetida.

O 737 da Gol chegando à pista 09L logo após o Bonanza livrar a outra pista – Imagem: FlightRadar24

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE