Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tech

PF sabe origem de ataque hacker ao Ministério da Saúde, diz diretor

Site sofreu ataque nesta semana e o governo cancelou exigência de passaporte de vacinação de viajantes que chegam ao Brasil.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
11/12/2021 23:00 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, afirmou neste sábado que a corporação já sabe a origem do ingresso de hackers responsáveis pelo ataque cibernético contra o Ministério da Saúde, que acabou tirando do ar dados de vacinação disponíveis no aplicativo Conecte SUS. Agora, a PF busca detalhes para identificar os autores do ataque. “Nós avançamos bem, sabemos basicamente onde foi a origem do ingresso pelos criminosos e estamos agora buscando detalhes para identificá-los”, disse.

Segundo o diretor, um dos aspectos da investigação em curso é “evitar que órgãos federais e até empresas privadas sofram novos ataques”. Assim que a polícia soube do ataque, conforme Maiurino, foi disponibilizada equipe especializada em crime cibernético.

“Desde [que fomos] acionados, na madrugada do dia de ontem, disponibilizamos a nossa melhor equipe e mais especializada para o enfrentamento desse crime cibernético. Ela é composta de peritos, delegados de Polícia Federal e agentes, que estão colhendo todas as informações do Ministério da Saúde, inicialmente, e de outros órgãos que sofreram ataques em menor relevância para desvendar e identificar os autores desse crime”, afirmou.

O diretor ressaltou que esse tipo de crime vem sendo uma grande preocupação da PF. “Na minha gestão, a gente implementou ferramentas para que os policiais tenham sucesso nessas investigações. Vamos lançar força-tarefa em que a PF será líder junto com o setor privado para buscar novas informações e dados do setor privado, que, afinal de contas, tem interesse público”, frisou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE