Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Pesquisadores desenvolvem exame que pode descobrir câncer quatro anos antes dos sintomas

Teste de sangue não invasivo foi capaz de detectar tumores de estômago, esôfago, colorretal, pulmão e fígado, de acordo com estudo.

CP
por  CP
22/07/2020 16:47 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um novo exame de sangue não invasivo permite detectar ao menos cinco tipos de câncer em pessoas assintomáticas até quatro anos antes do diagnóstico feito por métodos tradicionais, de acordo com estudo feito em parceria por pesquisadores chineses e americanos, que foi publicado na revista científica Nature nessa terça-feira.

O teste, chamado PanSeer, identifica cânceres de estômago, esôfago, colorretal, pulmão e fígado a partir da detecção do DNA de tumores no plasma. Ele foi capaz de fazer isso em 95% das amostras de indivíduos que eram assintomáticos quando foi feita a primeira coleta, em 2007, e só foram diagnosticados com câncer entre um a quatro anos depois.

Pesquisadores destacam que o exame de sangue não permite prever se alguém vai desenvolver câncer | Foto: Reprodução / Record TV / CP

Além disso, foi possível detectar o câncer com precisão em 88% das amostras de 113 pacientes que já eram diagnosticados na época da coleta e reconhecer 95% dos casos que realmente não tinham o tumor. Mais de 120 mil pessoas doaram sangue por um período de 10 anos, até 2017.

O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo - a primeira são doenças cardiovasculares - e causou 9,6 milhões de mortes em 2018, segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

A detecção precoce é importante porque a sobrevivência de pacientes com câncer aumenta significativamente quando a doença é identificada nos estágios iniciais, pois o tumor pode ser removido cirurgicamente ou tratado com medicamentos apropriados.

No entanto, os pesquisadores destacam que o exame de sangue não permite prever se alguém vai desenvolver câncer. Em vez disso, serve para identificar aqueles que já possuem um tumor, ainda estão assintomáticos e não foram diagnosticados pelas análises convencionais.

"O objetivo final seria realizar exames de sangue como esse em consultas de rotina anuais", disse Kun Zhang, um dos pesquisadores envolvidos no estudo e autores e professor do Departamento de Bioengenharia da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos.

"Mas o foco imediato é testar pessoas com maior risco, com base no histórico familiar, idade ou outros fatores de risco conhecidos", completou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE