Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Pesquisadores brasileiros propõem método menos invasivo para diagnosticar coronavírus

Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia buscam formas de diagnosticar a doença Covid-19, causada pelo coronavírus, utilizando a saliva.

G1
por  G1
29/02/2020 23:45 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Dois pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia (Icbim/UFU) buscam formas de diagnosticar a doença Covid-19, causada pelo coronavírus, utilizando a saliva.

Atualmente, o diagnóstico é feito a partir da coleta de materiais respiratórios, por meio de aspiração das vias aéreas ou indução do escarro.

O estudo é desenvolvido por Robinson Sabino-Silva e Ana Carolina Gomes Jardim em parceria com o cientista da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, Walter Siqueira.

Em Uberlândia, a Secretaria Municipal de Saúde acompanha nove casos suspeitos; dois deles são investigados pelo Ministério da Saúde. No Brasil, são 182 casos suspeitos de coronavírus. Na tarde deste sábado, o segundo caso de doença no país foi confirmado.

De acordo com os pesquisadores, o diagnóstico feito pela saliva não seria invasivo, pois a amostra poderia ser coletada pelo próprio paciente. O método também daria mais proteção à equipe de saúde, já que evitaria o contato constante com pacientes com suspeita de contaminação.

“A via que nós utilizamos é detectar moléculas na saliva, porque o vírus é capaz de promover alterações nas glândulas salivares. Qual é a vantagem do nosso método? É sustentável, pois não usa reagentes, é mais barato, tem custo benefício muito bom e não é invasivo”, explica Sabino-Silva.

A proposta foi divulgada no artigo “Impacto do Coronavírus COVID-19 para odontologia e seu potencial diagnóstico pela saliva”, publicado na revista alemã Clinical Oral Investigations, no dia 20 de fevereiro. A próxima etapa da pesquisa é realizar testes com saliva de pacientes contaminados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE