Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Pesquisa indica que RS tem 4,9 mil infectados que não entraram no sistema de saúde

Até esta quarta-feira (15), o Estado confirmou 762 pessoas com a covid-19

GZH
por  GZH
15/04/2020 21:37 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A conclusão da primeira etapa de uma pesquisa inédita sobre a prevalência da covid-19 na população gaúcha indica que o Rio Grande do Sul tem uma estimativa de 4,9 mil pessoas infectadas que não tiveram contato com o sistema de saúde.

São, portanto, pessoas que não têm sintomas da doença, mas são transmissoras do vírus. Conforme estimativa da pesquisa, o Estado teria, portanto, 5,6 mil infectados — oficialmente, apenas 762 constam das notificações oficiais.

O trabalho, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi apresentado na tarde desta quarta-feira no Palácio Piratini durante entrevista coletiva do governador Eduardo Leite. O material vinha sendo analisado desde a terça-feira (14) para ajudar a embasar a renovação do decreto estadual que determina restrições de circulação e do comércio.

O coordenador-geral da pesquisa, o epidemiologista e reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, começou a falar explicando que era possível fazer uma analogia com o iceberg, numa referência ao fato de que no mundo, todos os governos enxergam apenas a ponta do problema, o que está visível. E foi assim que apresentou o dado da infecção na população: a ponta do iceberg são os 747 casos notificados e monitorados pelo governo. Mas a base do problema, invisível, esconde outros 4,9 mil infectados desconhecidos das autoridades.

— O epidemiologista é aquele pesquisador cujo laboratório é a rua. Um pesquisador da epidemiologia precisa ir a campo para conhecer a realidade — destacou Hallal.

O total de infectados é feito por estimativa. Das 4.189 pessoas que se submeteram a testes na primeira etapa da pesquisa em nove cidades, apenas duas testaram positivo para a covid-19. Isso significa, conforme o estudo, que há uma pessoa infectada a cada grupo de 2 mil pessoas. A pesquisa estima que a cada 1 milhão de habitante há 500 infectados, dos quais só 65 casos notificados e com 1,2 mortos.

Para cada caso notificado nas cidades pesquisadas — Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Ijuí e Uruguaiana — há em torno de quatro não notificados.

Hallal explicou que o resultado do trabalho representa uma realidade de duas semanas antes do dia da coleta dos testes. Em 1º de abril, havia 384 casos confirmados no Estado. A pesquisa aponta que o contágio é 15 vezes o número de casos confirmados ou 11 vezes o número de casos coletados.

Nas entrevistas, os pesquisadores também buscaram dados sobre o distanciamento social. Dos 4,1 mil entrevistados, 20% disseram que saem todos os dias de casa. Os que afirmam ficar em casa são 21%. Já 58,3% alegam só sair para atividades essenciais. Conforme Hallal, os números encontrados pela pesquisa podem ser considerados dentro do "previsto, absolutamente normais para esse estágio da pandemia".

A pesquisa

  • O levantamento, com entrevistas e coleta de exames, ainda terá mais três etapas, chamadas de "inquérito populacional": 25-27/4, 9-11/5 e 23-25/5.
  • O trabalho é feito nas mesmas nove cidades, mas sorteando os participantes. A meta é de aplicar exames em 4,5 mil pessoas em cada etapa.
  • A pesquisa custará R$ 1 milhão, pagos por três empresas: Unimed Porto Alegre, Instituto Cultural Floresta e Instituto Serrapilheira.
  • Depois de encomendada pelo governo do Estado, a pesquisa ganhou alcance nacional: o Ministério da Saúde solicitou que seja aplicada em todo o país, o que deve começar nos próximos dias.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE