Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Pesquisa da FIERGS revela que indústria gaúcha começa segundo semestre em crescimento

Sondagem Industrial mostra empresas dispostas a investir, mas preocupação com falta ou aumento nos custos dos insumos.

Assessoria/FIERGS
por  Assessoria/FIERGS
26/08/2021 15:41 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com alta na produção e no emprego, a indústria gaúcha começa o segundo semestre em crescimento, aponta a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), nessa quinta-feira (26). Os índices, que variam de zero a cem pontos, atingiram 56,1 e 53,3 em julho, respectivamente, e acima de 50, indicam avanços na comparação com o mês anterior. “Os resultados foram superiores aos esperados pela sazonalidade do período, sendo que o emprego registrou a 13ª expansão consecutiva, mas a elevação no preço dos insumos ainda é motivo de preocupação para o setor, e 75% das empresas reconhecem a falta ou o aumento no custo da matéria-prima como o principal problema no segundo trimestre”, diz o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. A criação de vagas subiu em 18,5% das empresas.

Na avaliação das empresas consultadas, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) foi normal em julho, com o índice em relação ao usual atingindo 50,3 pontos. A indústria gaúcha operou com 73% de sua capacidade, dois pontos percentuais abaixo de junho, mas três acima da média histórica do mês. A Sondagem registrou também um pequeno acúmulo nos produtos finais, conforme revela o índice de estoques em relação ao planejado. Chegou a 50,6 pontos, bem próximo dos 50, valor que representa o nível planejado pelas empresas. Ficou acima do programado em 21,1% das empresas e abaixo, em 20,6%.

O bom desempenho registrado na atividade industrial gaúcha em julho aumentou o otimismo dos empresários e projeta, na pesquisa realizada entre 2 e 11 de agosto, maior demanda e emprego para o setor. As expectativas para os próximos seis meses denotam perspectiva de crescimento, com todos os índices acima de 50 pontos. O índice de demanda cresceu 0,8 ponto, para 61,2, o de compras de matérias-primas avançou 2,1 e está em 60,1. O de exportações subiu 2,6, atingindo 56,7. O índice de expectativa do número de empregados ficou praticamente estável: 55,7 pontos.

A intenção de investimentos nos próximos seis meses é alta entre as empresas do RS. Mesmo que o índice tenha caído em agosto, 1,3 ponto na comparação com julho, continua elevado, 60,1 pontos, dez acima de sua média histórica. Em agosto, 65,3% mostram disposição de investir.

A pesquisa consultou 222 empresas, sendo 43 pequenas, 74 médias e 105 grandes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE