Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Pelo menos seis municípios gaúchos sofreram danos provocados por temporal

O pior cenário ocorreu em Santo Antônio da Patrulha, no litoral Norte.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
20/09/2021 20:02 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O forte temporal que atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul entre este domingo e segunda-feira provocou estragos em ao menos seis municípios. O pior cenário ocorre em Santo Antônio da Patrulha, no litoral Norte.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Rodrigo Massulo afirmou que a situação é “preocupante”. Ele citou que até o momento são oito escolas municipais danificadas, um posto de saúde e, por levantamento extraoficial da Defesa Civil, mais de 100 casas destelhadas, sem contar a queda de árvores e postes de energia. Das escolas afetadas, duas chegaram a ter o forro do teto danificado pelo vento.

Foto: Prefeitura Santo Antônio da Patrulha / Divulgação

Além disso, o prefeito destacou que a cidade ficou 12 horas seguidas sem luz, tendo a energia reabastecida entre 6h e 7h de hoje. Por conta desta situação, Massulo cancelou o desfile Farroupilha e hoje pela manhã decretou situação de emergência.

De acordo com a Defesa Civil, a Serra gaúcha também sofreu as consequências da chuva. Em São José dos Ausentes, a segunda-feira foi de muito trabalho para os moradores. O número de casas que sofreu alguma avaria passa das 400. O prefeito Ernesto Boeira informou que a prefeitura distribuiu lonas e telhas e que os trabalhos de restauração dos telhados já estão em andamento. Ele destacou que no meio rural, um levantamento preliminar aponta prejuízos na ordem de R$ 10 milhões.

Boeira informou que o município vai decretar situação de emergência para buscar recursos federais e facilitar os trâmites de apoio às famílias. Ele adiantou que funcionários da prefeitura estão juntando documentos necessários para o decreto de emergência.

Já em Bom Jesus, o temporal danificou outras 35 casas residências, desalojando 56 pessoas. Em ambas as cidades, o órgão e as gestões municipais entregaram lonas para os moradores.

Ainda na Serra, em Caxias do Sul, a chuva com queda de granizo e tornado, conforme relato dos moradores, deixou cerca de 20 casas destelhadas, centro comunitário, salão paroquial, aviário e uma escola. De acordo com o coordenador distrital da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), Altemir Zanardi, o mobiliário da instituição educacional está sendo transferido de local para evitar que os danos aumentem.

Em Caxias do Sul, chuva deixou cerca de 20 casas destelhadas | Foto: Ederson de Oliveira-divulgação

O temporal também causou estragos na região Metropolitana. Segundo a Defesa Civil, no município de Glorinha 100 residências tiveram danos na cobertura. Ainda conforme o órgão, foram disponibilizados 2400m² de lona plástica para cobertura emergencial dos imóveis atingidos pelas chuvas, que tiveram duração de cerca de 1 hora, com queda de granizo.

Já em Porto Alegre, a Defesa Civil do município contabilizou 46 residências com telhados danificados, nos bairros São José, Santo Antônio e Partenon, na zona Leste. Para minimizar as perdas, o órgão entregou 930m² de lona para cobertura emergencial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE