Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Arquivo Histórico de Erechm
Esporte

Pelé marcou “Gol de Placa” no Colosso da Lagoa

O gol do melhor jogador de futebol de todos os tempos está eternizado em uma placa no Estádio Olímpico Colosso da Lagoa.

Julio Mocellin / Redação AU Online
por  Julio Mocellin / Redação AU Online
31/12/2022 10:16 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A história de Erechim e do Ypiranga registra que o Rei do Futebol fez gol no jogo entre Santos e Grêmio, na inauguração do Colosso Lagoa, em 1970.

O Rei do Futebol

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, marcou o gol 1.040 da carreira, no dia 02 de setembro de 1970, na inauguração do Colosso da Lagoa. 

O Rei do Futebol balançou a rede na partida entre Santos e Grêmio,  logo na abertura do torneio festivo que tinha ainda o Internacional, Botafogo do Rio de Janeiro, Cruzeiro e o argentino Independiente. 

Esse gol marcou dois fatos importantes, considerados pela história de Erechim. O gol 1.040 de Pelé simbolizou a frequência da Rádio Tupi de São Paulo, que na época operava também na faixa popular em AM de 1040 Mhz. 

O segundo fato histórico para Erechim é o da narração do “Gol 1040”, na Rádio Difusão, quando o repórter Francisco Basso Dias invadiu o gramado e registrou o momento em que o representante da Rádio Tupi entregou e Pelé vestiu a camisa 1040.

O gol do melhor jogador de futebol de todos os tempos está eternizado em uma placa no Estádio Olímpico Colosso da Lagoa.

Rei do Futebol morreu aos 82 anos, na quinta-feira (29), em São Paulo, e será velado na Vila Belmiro, no estádio do Santos Futebol Clube, na segunda-feira (2). O sepultamento de Pelé será somente na terça-feira. Circula a informação que a família do Rei do Futebol teria tomado a decisão de deixar o corpo de Pelé no necrotério do hospital até segunda-feira e que isso seria sido um pedido dele.  

Causa da morte foi por insuficiência renal, insuficiência cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon, segundo o atestado de óbito do 30º Registro Civil e Tabelionato de Notas do Ibirapuera, em São Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE