Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Pela segunda semana consecutiva, RS não emite novos Avisos e Alertas

Nesta semana, o número de internados em leitos clínicos e de UTI voltou a cair, confirmando a estabilização já registrada na semana passada.

Governo RS
por  Governo RS
25/08/2021 17:51 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Pela segunda semana consecutiva, o governo do Estado decidiu pela manutenção do atual quadro do Sistema 3As, sem emissão de Avisos ou Alertas. A divulgação foi feita após reunião do Gabinete de Crise, na tarde desta quarta-feira (25/8), com base no monitoramento de indicadores e recomendações feitos pelo GT Saúde.

"É uma grande notícia para os gaúchos. Depois de uma onda bem agressiva da pandemia no começo deste ano, entre fevereiro e abril, e com a ameaça mundial da variante delta mais recente, observar uma melhora, ainda que gradual, é muito positivo. Mostra que governo e prefeituras estão tomando boas decisões no enfrentamento ao vírus, e que a população está colaborando e segue cumprindo os protocolos de prevenção", disse o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que coordenou o Gabinete de Crise nesta quarta (25).

A decisão da equipe considera o fato de que a tendência de crescimento no número de hospitalizações de casos suspeitos ou confirmados com Covid-19 registrada há duas semanas não se confirmou. Nesta semana, o número de internados em leitos clínicos e de UTI voltou a cair, confirmando a estabilização já registrada na semana passada.

No início da tarde desta quarta-feira, havia 826 pessoas internadas com suspeita ou confirmação de Covid-19 em leitos clínicos no Estado, número positivo quando se compara com um horizonte maior, de 30 dias atrás: queda de 21,5%.

O índice de pacientes em condições mais graves, confirmados ou suspeitos, também é positivo. São 706 pessoas hospitalizadas em leitos de UTI, menor número desde 1º de novembro de 2020. Entretanto, conforme a equipe técnica, avaliando uma janela menor, de 10 dias, o momento é de estabilização nos números do Estado.

O governo estadual segue monitorando todos os indicadores, em especial a propagação da variante delta no Rio Grande do Sul. A área de Vigilância Genômica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) segue acompanhando a situação em tempo real e alerta que o cenário é dinâmico e pode trazer mudanças significativas, inclusive identificar possíveis novas variantes caso venham a surgir.

Por isso, o Gabinete de Crise reforça a necessidade de manter todas as medidas de proteção, como uso de máscaras, álcool gel, evitar aglomerações e diminuir a circulação.

Durante a reunião, foram novamente analisadas demandas de setores da sociedade, como pedidos para realização de eventos e mudanças de protocolos. Quanto à realização do desfile militar de 7 de setembro, o chefe da Casa Militar, coronel Júlio César Rocha Lopes, entrou em contato com o Comando Militar do Sul durante a reunião do Gabinete de Crise e foi informado que o desfile de Independência foi cancelado pelo Ministério da Defesa em todo o país em razão da pandemia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE