Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Pedro Ruas é candidato ao governo do RS pelo PSol

Com gripe, Ruas participou virtualmente da plenária ocorrida no Centro de Eventos Barros Cassal, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Assessoria/Samir Rosa de Oliveira
por  Assessoria/Samir Rosa de Oliveira
24/07/2022 20:58 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A convenção eleitoral da federação formada por PSOL e Rede no Rio Grande do Sul ocorreu no domingo, dia 24, e oficializou os nomes do vereador de Porto Alegre Pedro Ruas para o governo do estado, junto com a professora Neiva Lazzarotto como vice. O encontro ainda homologou a candidatura de Roberto Robaina, vereador da Capital, ao Senado, e uma nominata de 32 candidaturas do PSOL à Assembleia Legislativa, puxada pela deputada estadual Luciana Genro, e 30 nomes do partido à Câmara dos Deputados, liderados pela deputada federal Fernanda Melchionna. A convenção reuniu mais de 500 pessoas no Centro de Eventos Barros Cassal e também confirmou duas candidaturas a deputado federal da Rede e quatro a estadual.

“Temos a obrigação de apresentar ao povo uma alternativa de esquerda para governar o estado e mudar a lógica neoliberal que tem comandado a política gaúcha no último período e desmontado os serviços públicos. Nossa prioridade será o combate à fome e à miséria”, disse Pedro Ruas, que participou do evento de forma online, já que testou positivo para H1N1.

Samir Oliveira

A convenção foi comandada pela deputada estadual Luciana Genro, presidente do PSOL no Rio Grande do Sul, e contou também com uma mesa de abertura composta também pela chapa majoritária do partido (Pedro Ruas, Neiva Lazzarotto e Roberto Robaina), pela deputada federal Fernanda Melchionna, pelos vereadores de Porto Alegre Karen Santos e Matheus Gomes e pelo representante da direção nacional da Rede, Gustavo Di Biase. Além da federação com a Rede, o PSOL terá o apoio da UP nas eleições deste ano, na chapa majoritária.

Na disputa pelo Senado, Roberto Robaina é o único nome da esquerda colocado até o momento e falou sobre a necessidade de enfrentar a extrema direita e a direita liberal ligada ao agronegócio, representados pelos nomes do vice-presidente Hamilton Mourão, da vereadora Nadia Gerhard e da ex-senadora Ana Amélia Lemos. “Precisamos derrotar o bolsonarismo nas urnas e seguir esta batalha nas ruas, após as eleições, pois a extrema direita seguirá organizada e atuante no país”, avaliou.

A convenção também confirmou os nomes dos suplentes de Robaina no Senado: a engenheira de Canoas Gisele Domingues (1ª suplente) e o líder comunitário da Restinga e pai de santo Luís Benhur Pedroso (2º suplente).

Já as nominatas proporcionais do PSOL serão lideradas pelas deputadas estadual Luciana Genro e federal Fernanda Melchionna, que disputarão a reeleição. Ao todo, são 32 nomes lançados pelo PSOL para a Assembleia Legislativa e 30 para a Câmara dos Deputados.

Das 10 mulheres lançadas à deputada estadual, cinco são negras. Entre os homens, são 9 negros. Já a deputado federal disputam 13 mulheres, das quais três são negras, e 3 homens negros entre os 13 candidatos. O PSOL ainda confirmou a candidatura de duas mulheres trans no pleito, uma a estadual e uma a federal.

A convenção contou, ainda, com a presença do militante ucraniano Zakhar Popovych, do Movimento Social, um partido político da esquerda socialista do país. “Agradeço muito o apoio de parlamentares e militantes do PSOL ao povo ucraniano na luta contra a agressão imperialista promovida pela Rússia”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE