Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Pedidos para o Programa Troca-Troca de Sementes podem ser feitos até 28 de maio

Os produtores rurais podem adquirir através do programa, com o talão de produtor ativo, até 4 sacos de sementes para a próxima safra, com subsídio de 28%.

Ascom Seapdr
por  Ascom Seapdr
10/05/2021 14:18 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Estão abertos para os produtores rurais do município de Erechim, até o dia 28 de maio, os pedidos para o ano-safra 2021/2022 para o Programa Estadual Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo. As reservas podem ser feitas na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, na Rua Gonçalves Dias, 22 das 7h30 às 13h30 e no escritório do Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SUTRAF) de Erechim, na Rua Aratiba, 318, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h.

O objetivo do programa é fomentar a aquisição de sementes e o cultivo de milho e sorgo a serem utilizados na produção de silagem, grão ou alimentação humana em propriedades de agricultores familiares e pecuaristas familiares em todo o Estado. Os produtores rurais podem adquirir através do programa, com o talão de produtor ativo, até 4 sacos de sementes para a próxima safra, com subsídio de 28%. Na safra 2020/2021 foram realizados pedidos de 84 sacas de sementes através do programa só na secretaria. “Acreditamos que teremos um incremento de pedidos para a próxima safra principalmente devido à valorização do grão no mercado”, explica o chefe da Divisão de Apoio a Feirantes e Agroindústrias, Tobias Biazi.

A atual safra está se encerrando com resultados abaixo da estimativa devido à estiagem e doenças que afetaram a produção. A área plantada em Erechim foi de aproximadamente 2.350 hectares, sendo 1.350 hectares para grãos e 1.000 hectares para silagem, com produção estimada de 10.800.000 (dez milhões e oitocentos mil) quilos de grãos e 30 toneladas de silagem.

"Estamos vendo a valorização do grão e com esse programa, podemos incentivar os produtores, com sementes com custo abaixo do mercado, com o subsidio que é dado pelo Estado”, destaca o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE