Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

PEC dos combustíveis está acertada com Ministério da Economia, diz Bolsonaro

“Se a PEC for promulgada, faço um Diário Oficial da União no mesmo dia, extra, e zero o PIS/Cofins do diesel. Ajuda a combater a inflação.”

Gazeta do Povo
por  Gazeta do Povo
27/01/2022 10:32 – atualizado há 4 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que o governo prepara para reduzir impostos sobre combustíveis e energia elétrica tem o aval do Ministério da Economia, disse nesta quarta-feira (26) o presidente Jair Bolsonaro (26). A previsão é que o texto seja apresentado no início do ano legislativo, em fevereiro.

Reprodução/YouTube

“Tive uma ideia, acertei com a Economia: apresentar uma proposta de emenda à Constituição permitindo, autorizando eu a diminuir PIS/Cofins dos combustíveis, energia elétrica e gás. Gás eu já zerei”, afirmou a apoiadores. “E também os governadores podem fazer a mesma coisa, sem apresentar uma fonte alternativa para suprir aquilo que eles perderam. Aí muitos não gostaram.”

O presidente disse ainda acreditar que o texto será aprovado. “Se a PEC for promulgada, faço um Diário Oficial da União no mesmo dia, extra, e zero o PIS/Cofins do diesel. Ajuda a combater a inflação.”

De acordo com o jornal “O Globo”, a proposta deve ter gatilhos para autorizar o corte de impostos sem a necessidade de compensação. No caso dos combustíveis, a redução poderá ser feita sempre que houver aumentos no barril de petróleo no mercado internacional, na cotação dólar ou no preço cobrado pelas refinarias. Já para a energia, o gatilho seria o acionamento de termelétricas e de bandeiras tarifárias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE