Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

PCH Forquilha IV Luciano Barancelli pronta para entrar em testes

O empreendimento foi construído pelas cooperativas Creral de Erechim, Coprel de Ibirubá, Ceriluz de Ijuí e a empresa Erechim Energia.

Assessoria
por  Assessoria
13/08/2020 15:03 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As obras da PCH Forquilha IV Luciano Barancelli foram concluídas, e no início do mês de agosto a Fundação Estadual de Proteção Ambiental – RS (Fepam) autorizou o enchimento do lago, e a realização dos testes ‘seco’ e de carga, que precisam ser feitos para a verificação do funcionamento dos equipamentos mecânicos e elétricos da usina.

Para o presidente da Creral, João Alderi do Prado, este é um empreendimento que representa muito neste momento, “a Forquilha IV é uma usina grande, iniciamos sua construção em 2018, e em dois anos está pronta e apenas esperando os tramites legais para entrar em funcionamento. Tivemos todos os cuidados necessários com todos os trabalhadores envolvidos, principalmente nesse momento de pandemia, conseguindo assim, manter o planejamento e concluir a construção dentro do prazo estabelecido, certamente é algo muito importante para todos os envolvidos nessa ação”, ressalta Alderi.

A PCH Forquilha IV Luciano Barancelli

A pequena central hidrelétrica está localizada entre os municípios de Maximiliano de Almeida e Machadinho, no rio Forquilha, o investimento para o empreendimento foi de R$ 74 milhões.

O barramento construído para a usina tem 282 de comprimento e 9,5 metros de altura, e teve suas comportas fechadas no início do mês de agosto, após a liberação da Fepam, para o enchimento do lago, que ocupa uma área de 41 hectares. O canal para levar a água até a casa de força tem 540 metros de extensão.

Extensão do canal é de cerca de 500 metros (1)

A usina tem potência instalada de 13 MW, contando com três (3) turbinas, modelo Kaplan, com potência de 4.351 kW cada, e três (3) geradores de 4.850 kVA, uma subestação elevadora de tensão para 69 kV, uma linha de transmissão de 8,7 quilômetros e uma subestação seccionadora, localizada em Maximiliano de Almeida, para lançar a energia no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Seccionador localizado em Maximiliano de Almeida (1)

Durante todas as etapas de construção da PCH, foram criados cerca de 250 empregos diretos e indiretos. No ano de 2017 o empreendimento foi um dos vencedores do leilão de energia A-6 realizado pelo governo federal, com entrega prevista para 2023 por um período de 30 anos.

“Trabalhamos para iniciar a geração de energia elétrica ainda em 2020, pois como a PCH foi ganhadora do leilão para entregar sua produção a partir de 2023, temos dois anos para, se possível, vender a energia no mercado livre”, conclui o presidente Alderi.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE