Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Paulo Guedes diz que governo pode liberar o uso do FGTS para pagamento de dívidas

Endividamento das famílias brasileiras em 2021 foi o maior nos últimos 11 anos, segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor divulgada em janeiro deste ano

Isto é dinheiro
por  Isto é dinheiro
22/02/2022 16:43 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo pode liberar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a inadimplentes que estiverem precisando de crédito. A ideia é utilizar o fundo para pagar dívidas. Guedes deu essa declaração ao participar da CEO Conference, evento que reúne líderes empresariais e políticos brasileiros promovido pelo BTG Pactual.

“Podemos mobilizar recursos do FGTS também porque são fundos privados. São pessoas que têm recursos e que estão passando por dificuldades. Às vezes o cara está devendo dinheiro no banco e está credor no FGTS. Por que não sacar essa conta e liquidar a dívida do outro lado?”, declarou Guedes.

O endividamento das famílias brasileiras em 2021 foi o maior nos últimos 11 anos, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada no final de janeiro deste ano pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O levantamento afirma que 76,3% das famílias brasileiras tinham dívidas em dezembro do ano passado. Segundo a CNC, isso ocorreu porque as pessoas recorreram ao crédito para sustentar o consumo.

A gravidade da inadimplência brasileira chamou atenção até da Organização das Nações Unidas (ONU), que divulgou nesta segunda-feira (21), que 7 em 10 lares brasileiros contraíram dívidas desde abril de 2020. Os dados foram retirados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e divulgados com exclusividade pela CNN.

O relatório ainda aponta que o cenário é “preocupante” e que 43,2% dessas pessoas não devem conseguir honrar as dívidas.

Outra ação proposta por Guedes no evento do banco do qual é fundador é a redução de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A medida seria necessária, segundo o ministro, para “reindustrializar” o Brasil. A medida contaria com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE