Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Patronato Agrícola São José está com inscrições abertas para a prática de equoterapia

Projeto Fortalecer: Equoterapia está com vagas disponíveis e está aberto a parceria com prefeituras de toda a região

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
31/01/2020 09:15 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Patronato Agrícola São José está com inscrições abertas para o atendimento em equoterapia, dentro do Projeto Fortalecer: Equoterapia. Método terapêutico que utiliza o cavalo como meio estimulador para ganhos na área física e emocional, a equoterapia contribui para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo, aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. Além disso, a interação com o cavalo favorece novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

As inscrições podem ser feitas pelo fone 3321-1408 ou diretamente no Patronato. As vagas são limitadas e a entidade também está aberta a parceria com prefeituras de toda a região para atendimento de seus munícipes.

Fortalecer Equoterapia

O Projeto Fortalecer Equoterapia do Patronato foi inaugurado no dia 26 de novembro de 2015 com o objetivo de propiciar saúde preventiva e melhor qualidade de vida para seus praticantes. Na oportunidade, foi entregue à comunidade um espaço amplo e coberto para as práticas da terapia, projetado especialmente para este fim. Hoje, o espaço já recebeu melhorias, estando fechado, para proteção de vento e chuva. As instalações para a prática estão em permanente melhorias, sendo que conta com mais dois picadeiros externos e mais um amplo picadeiro coberto, além de local para as famílias dos praticantes. Atualmente, mais de 50 praticantes estão inscritos no projeto.

No Patronato, os praticantes e seus familiares são recebidos em um ambiente agradável e acolhedor, por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da fisioterapia, psicologia, assistência social e equitação, com conhecimentos de acordo com as normas da Associação Nacional de Equoterapia – Ande/Brasil. O propósito é criar estratégias de intervenções capazes de colaborar o desenvolvimento pleno de cada pessoa, respeitando as suas individualidades.

A Equoterapia constitui-se em um método terapêutico e educacional baseado na interação do praticante com o cavalo, sobre o cavalo e usufruindo do meio ambiente onde o mesmo vive, dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. 

A prática da Equoterapia é indicada para síndrome de down e autismo, paralisia cerebral, depressão, estresse e psicoses, lesões neuromotoras, doenças degenerativas, AVE (Acidente Vascular Encefálico) e TCE (Traumatismo Craniano Encefálico), doenças de Parkinson e de Alzheimer, Transtorno do Déficie de Atenção e Hiperatividade, deficiência auditiva, visual e intelectual, dificuldades de aprendizagem e linguagem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE