Pastoral da Pessoa Idosa promove encontro de formação com paróquias de Erechim e Barão de Cotegipe
Reunião destacou novos projetos, ampliação da atuação pastoral e a importância do cuidado e escuta dos idosos na comunidade.
Representantes das paróquias de Erechim e Barão de Cotegipe participaram, na tarde deste sábado (28), de um encontro de formação da Pastoral da Pessoa Idosa, realizado no Auditório São José. O evento ocorreu na véspera da solenidade de São Pedro e São Paulo e do Dia do Papa.
A abertura contou com a saudação de Dom Adimir Antonio Mazali, que agradeceu o empenho dos participantes e incentivou a continuidade e ampliação do trabalho pastoral com os idosos.
Idesse Santin, da equipe de desenvolvimento, apresentou a assistente social Clari Salete Cenci, atual coordenadora da Pastoral da Criança e nova integrante da Pastoral da Pessoa Idosa. Ela irá colaborar na elaboração de projetos voltados ao cuidado e atenção aos idosos, além de contribuir na formação de líderes.
A coordenadora da pastoral, Irmã Margarida, destacou o apelo nacional para ampliar a presença da Pastoral em mais paróquias e aumentar o número de lideranças. Na ocasião, foi apresentado o novo assessor diocesano da pastoral, Monsenhor Agostinho Francisco Dors, vigário geral da Diocese, que sucede o Pe. Valter Girelli.
Monsenhor Agostinho conduziu uma atividade em grupos a partir de um trecho do discurso do Papa Francisco, proferido em abril deste ano, que ressalta a importância da convivência, escuta e valorização dos idosos: “Os idosos não devem ser deixados sozinhos... são a memória de um mundo sem memória”.
Durante a partilha, os grupos destacaram que os idosos anseiam por escuta, carinho, acolhimento e, sobretudo, respeito, reforçando o compromisso da Pastoral em não permitir que sejam esquecidos ou descartados pela sociedade.