Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Ascom Hospital Castelo de Sonhos
Saúde

Parto raro: Mãe dá à luz gêmeos e um deles nasce empelicado

Fato aconteceu no Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos João Trevian Sobrinho, que atende baixa complexidade na região do Xingu em Altamira, sudoeste do Pará.

G1
por  G1
08/07/2023 17:21 – atualizado há 34 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Mãe pela primeira vez, Raiza da Silva de Andrade deu à luz gêmeos e um deles nasceu empelicado. O parto de bebê ainda na bolsa amniótica é considerado raro e encantou a equipe do Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos João Trevian Sobrinho, que atende baixa complexidade na região do Xingu em Altamira, sudoeste do Pará.

“Sorte de a bolsa não romper e a gente conseguir testemunhar o momento mágico daquele bebê ali dentro ainda se mexendo, vendo a vida começar”, diz Katrine Lopes, médica obstetra que acompanhou o parto.

O nascimento foi divulgado na noite de sexta-feira (7) pela unidade de saúde. A mãe e os filhos estão bem e seguem em observação, aguardando alta. O hospital não informou de quantas semanas os irmãos nasceram e se há previsão de eles irem para casa. Ainda emocionada, a mãe agradeceu aos cuidados que tem recebido.

Foto: Ascom Hospital Castelo de Sonhos
“Pra mim, foi um parto muito bom. Meus filhos estão com saúde. Só posso agradecer por todo o cuidado”, disse Raiza da Silva.

A menina nasceu com a bolsa estourada e o irmão, dentro da bolsa amniótica. Segundo Allan da Costa, técnico de enfermagem instrumentador há dois anos, este foi o parto mais marcante que já auxiliou.

O que é nascer empelicado?

O parto com bebê empelicado ocorre quando a bolsa amniótica, que fica em volta do bebê na gestação, não se rompe, mesmo com o trabalho de parto.

Como o saco gestacional costuma estourar no trabalho de parto, um bebê nascer empelicado é considerado raro, sendo mais comum em caso de gêmeos e em nascimentos prematuros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE