Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Parto raro: bebê nasce dentro da bolsa amniótica em SC

Caso ocorreu no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, em Criciúma.

NSC
por  NSC
05/11/2020 21:05 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um parto raro foi feito no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, em Criciúma, nesta quinta-feira (5). No nascimento de gêmeos, um dos bebês ficou “empelicado”, ou seja, dentro da bolsa e envolto no líquido amniótico. Esse tipo de parto ocorre uma vez a cada 80 mil nascimentos, em média, segundo a publicação do Diário Catarinense. 

Os gêmeos Brayan e Emanuel são filhos de um casal que mora em Forquilhinha. Brayan foi o primeiro a nascer, às 9h32min com 2,546 quilos e 44 centímetros; Emanuel veio na sequência, às 9h41min, com 2,346 quilos e 44,5 centímetros, porém ainda dentro da bolsa que não havia rompido.

Parto empelicado é quando o bebê nasce dentro da bolsa de líquido amniótico, sem rompê-la. Enquanto o bebê está dentro da bolsa, ele continua recebendo todos os nutrientes e oxigênio através do cordão umbilical, não existindo qualquer risco para a sua sobrevivência. No entanto, ele precisa ser retirado da bolsa para que o médico possa avaliar se está saudável - explica o médico Allan Fagundes Pacheco, coordenador de ginecologia e obstetrícia do hospital.
Divulgação/SES/SC

O parto foi um sucesso, os gêmeos e a mãe passam bem. Além do médico Allan, a equipe responsável pelo procedimento foi integrada pelas obstetras Camila Martins Bilésimo e Mariane Marinho de Souza, pela pediatra Fernanda Naspolini Bastos e pela residente em pediatria Fabiane Rosa e Silva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE