Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Partidos de oposição ao governo Leite querem CPI da Corsan

O fiel da balança neste caso pode ser o PL. O partido é identificado no Legislativo como uma “oposição à direita” ao governo tucano.

Jornal do Comércio
por  Jornal do Comércio
22/02/2023 15:11 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Ganha ritmo a movimentação para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para investigar a privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Crosan). A iniciativa é das bancadas de oposição ao governo Eduardo Leite (PSDB), que tentam alcançar as 19 assinaturas necessárias para instalar a comissão. A informação foi publicada pelo Jornal do Comércio, em matéria assinada pelo jornalista Diego Nuñez.

O requerimento para a abertura da CPI já foi protocolado na Casa pelo deputado Jeferson Fernandes (PT) e é o primeiro passo para abrir a comissão investigativa. O protocolo foi realizado após uma reunião com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiágua-RS), que fez a entrega de um documento de 80 páginas aos deputado solicitando a abertura do processo.

O Sindiágua também entrou com uma ação popular na Justiça pedindo a anulação do processo de venda da companhia ou do leilão realizado no dia 20 de dezembro do ano passado, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.

À frente do movimento, os partidos à esquerda da bancada de oposição (PT, PSOL e PCdoB) já somam 14 das 19 assinaturas necessárias para se abrir uma CPI no Parlamento gaúcho.

O fiel da balança neste caso pode ser o PL. O partido é identificado no Legislativo como uma “oposição à direita” ao governo tucano. A sigla conta com cinco deputados estaduais - o número exato de assinaturas necessárias para a Mesa Diretora efetuar a instalação da comissão e dar condições para o início do trabalho da CPI, que teria previsão de duração de 120 dias.

Leia mais sobre isso em : https://www.jornaldocomercio.c...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE