Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Santa Catarina

Partidas de futebol recreativas estão liberadas na região da AMAUC

As regras já foram estabelecidas pela Secretaria de Estado de Saúde e autoriza a retomada dessa atividade em regiões com classificação de risco é considerada “grave”.

AtualFM
por  AtualFM
04/09/2020 15:47 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Após o decreto do Governo do Estado autorizando a atividade de futebol recreativo em todo o estado de SC, os prefeitos do Alto Uruguai Catarinense estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, dia 4, para dar os encaminhamentos. As regras já foram estabelecidas pela Secretaria de Estado de Saúde e autoriza a retomada dessa atividade em regiões que a classificação de risco é considerada “grave”, como ocorre nesse momento no Alto Uruguai Catarinense.

A classificação do mapa de risco é realizada toda a semana. Por enquanto, a região está na cor “laranja”, ou seja, com o quadro grave para contaminação da Covid-19.

Após “discussão” os prefeitos irão acatar os encaminhamentos do Governo do Estado no que diz respeito as demandas referentes a liberação das atividades. No caso do futebol recreativo – amador – os encaminhamentos municipais terão validade já a partir das próxima terça-feira, dia 8. O prazo visa as adequações por parte dos empresários do ramo e locais onde será possível realizar os jogos respeitando as regras sanitárias.

A fiscalização será realizada pela Vigilância Sanitária Municipal com apoio dos outros órgãos. Conforme o entendimento, a liberação irá ocorrer somente na terça-feira, dia 8, dando tempo para as adequações necessárias em cada estabelecimento, já que haverá fiscalização por parte dos setores responsáveis.

Veja a seguir algumas das regras:

  • Nas Regiões de Saúde que apresentem Risco Potencial grave (representado pela cor laranja) na Avaliação de Risco Potencial ao Covid-19, os jogos somente podem ocorrer em dias alternados.
  • Nas Regiões de Saúde com Risco Potencial alto (representado pela cor amarela) na Avaliação de Risco Potencial para Covid-19, os jogos estão liberados em todos os dias da semana.
  • Nos dias das partidas, estipulou-se que somente as pessoas diretamente envolvidas no esporte podem acessar ao local e suas dependências – e em número reduzido ao mínimo necessário para sua execução.
  • É importante que todos os participantes e presentes no local usem máscaras, retirando apenas quando estiver efetivamente jogando. Os árbitros devem fazer uso de máscaras e face shields durante os jogos: assim, eles devem utilizar apitos eletrônicos.
  • A portaria também estabelece que ficam proibidas rodas de aquecimento e confraternizações antes e após o jogo, assim como o cumprimento físico. Não será permitido, enquanto durar a situação de emergência em saúde, a presença de acompanhantes, uso de churrasqueiras, coletes ou utilização de vestiários.

Os estabelecimentos também deverão seguir novos protocolos, como:

Realizar agendamento para utilização da quadra por meio eletrônico, evitando filas ou aglomerações.

  • A entrada nas dependências do local do evento só será permitida com aferição de temperatura por método digital por infravermelho. Considera-se a temperatura de corte o máximo de 37,5º C;
  • Caso o participante ou trabalhador apresente temperatura corporal maior ou igual a 37,5° C ou sintomas gripais como: tosse seca ou produtiva, dor no corpo, dor de garganta, congestão nasal, dor de cabeça, falta de ar, fica impedido de entrar e participar do evento e deve ser orientado a procurar uma unidade de assistência à saúde do município. Os contatos próximos assintomáticos dos doentes devem também ser afastados por um período de 10 dias. Para retorno às atividades, seguir recomendação médica;
  • Controlar o fluxo de entrada e saída das quadras com intervalo de tempo entre as partidas de forma que não haja cruzamento entre os times que finalizam e os times que iniciarão o jogo;
  • Disponibilizar em pontos estratégicos do local do evento (em áreas onde ocorre a circulação de pessoas) pontos para adequada lavagem das mãos e dispensadores de álcool 70% ou preparações antissépticas de efeito similar, devendo ser orientada e estimulada a constante higienização das mãos;
  • Definir intervalo de 10 minutos entre cada uso, para higienização das bolas e da quadra com aplicação pulverizada de uma solução de água sanitária com diluição de 1 copo (250 ml) de água sanitária para 1L de água ou 1 copo (200 ml) de alvejante para 1L de água, entre outros.

Quer receber notícias por WhatsApp?Clique aqui

    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE