Participação no Enem 2025 chega a 70% e MEC anuncia mudanças para próximas edições
Governo confirma uso do Enem para avaliar o ensino médio a partir de 2026 e estuda levar a prova para capitais do Mercosul.
O Inep informou que cerca de 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos participaram dos dois dias de provas do Enem 2025. A abstenção no primeiro domingo foi de 27%. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, os índices são semelhantes aos de anos anteriores. Os dados finais serão divulgados junto ao resultado do exame, em janeiro de 2026.

No segundo dia, os participantes responderam questões de matemática e ciências da natureza, e pela primeira vez o Enem utilizou a metodologia testlet. O gabarito oficial será divulgado na quinta-feira (20). Santana também anunciou que, a partir de 2026, o Enem será usado para avaliar o ensino médio, substituindo o SAEB, por ser a prova à qual os alunos mais se dedicam.
O MEC solicitou ao Inep um estudo para aplicar o Enem 2026 em português nas capitais de Argentina, Paraguai e Uruguai, possivelmente no formato digital. O resultado desse estudo deve sair até março de 2026. Cerca de 1,7 mil candidatos foram eliminados no segundo dia, número considerado abaixo da média histórica, e a aplicação do exame ocorreu sem grandes incidentes no país.
Devido a um tiroteio na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, os inscritos do Ciep 173, em Acari, terão a prova reaplicada em 17 de dezembro.