Participação no Enem 2025 chega a 70% e MEC anuncia mudanças para próximas edições

Governo confirma uso do Enem para avaliar o ensino médio a partir de 2026 e estuda levar a prova para capitais do Mercosul.

Por Redação/Agência Brasil Publicado em há 10 horas

O Inep informou que cerca de 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos participaram dos dois dias de provas do Enem 2025. A abstenção no primeiro domingo foi de 27%. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, os índices são semelhantes aos de anos anteriores. Os dados finais serão divulgados junto ao resultado do exame, em janeiro de 2026.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

No segundo dia, os participantes responderam questões de matemática e ciências da natureza, e pela primeira vez o Enem utilizou a metodologia testlet. O gabarito oficial será divulgado na quinta-feira (20). Santana também anunciou que, a partir de 2026, o Enem será usado para avaliar o ensino médio, substituindo o SAEB, por ser a prova à qual os alunos mais se dedicam.

O MEC solicitou ao Inep um estudo para aplicar o Enem 2026 em português nas capitais de Argentina, Paraguai e Uruguai, possivelmente no formato digital. O resultado desse estudo deve sair até março de 2026. Cerca de 1,7 mil candidatos foram eliminados no segundo dia, número considerado abaixo da média histórica, e a aplicação do exame ocorreu sem grandes incidentes no país.

Devido a um tiroteio na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, os inscritos do Ciep 173, em Acari, terão a prova reaplicada em 17 de dezembro.