Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Parlamento português aprova lei que autoriza "a morte medicamente assistida"

Texto que autoriza a eutanásia foi aprovado por 136 votos a favor, 78 contrários e quatro abstenções.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
29/01/2021 15:13 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Parlamento português aprovou, nesta sexta-feira, uma lei que autoriza "a morte medicamente assistida". A medida fará o país ser o quarto na Europa a legalizar a eutanásia. O texto teve 136 votos a favor, 78 contra e quatro abstenções. Agora, será submetido ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que poderá promulgá-lo, submetê-lo à análise da Corte Constitucional, ou impor seu veto.

A lei foi aprovada na comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias, na última semana. Ficou estabelecido que se considera “eutanásia não punível a antecipação da morte por decisão da própria pessoa, maior, cuja vontade seja atual e reiterada, séria, livre e esclarecida, em situação de sofrimento extremo, com lesão definitiva, de gravidade extrema, de acordo com o consenso científico, ou doença incurável e fatal, quando praticada ou ajudada por profissionais de saúde".

Texto será submetido ao presidente | Foto: Parlamento de Portugal / Divulgação / CP

O pedido implicará a intervenção de pelo menos dois: um orientador e um especialista. Um psiquiatra pode ser requerido caso existam "dúvidas sobre a capacidade da pessoa para solicitar a antecipação da morte revelando uma vontade séria, livre e esclarecida", conforme o texto. A lei ainda define que a eutanásia pode ser realizada nos "estabelecimentos de saúde do Serviço Nacional de Saúde e dos setores privado e social que estejam devidamente licenciados e autorizados para a prática de cuidados de saúde, disponham de internamento e de local adequado e com acesso reservado".

A eutanásia humana ativa é legal na Holanda, Bélgica, Colômbia, Luxemburgo, Austrália Ocidental, Espanha e Canadá. Desde 1942, a Suíça permite o suicídio assistido, desde que os motivos não sejam egoístas, mas todas as formas de eutanásia são contra a lei.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE