Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Parlamentares querem volta da isenção de impostos federais sobre combustíveis

Bancada da oposição e até partidos da base do presidente Lula defendem zerar tributos sobre gasolina e etanol.

Agência Estado
por  Agência Estado
12/03/2023 03:01 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Deputados e senadores fazem pressão pela retomada da isenção de tributos federais sobre os combustíveis, como a gasolina e o etanol. Os impostos voltaram a incidir, no início de março, com a publicação de uma medida provisória pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Embora parlamentares de oposição liderem os pedidos para zerar a cobrança, partidos da base de apoio de Lula também se dizem favoráveis à desoneração. Enquanto parte dos congressistas defende que nenhum tributo seja cobrado até o fim deste ano, outros querem que a isenção seja válida até o término do mandato do presidente da República, em 2026.

Imposto sobre exportação de petróleo cru

Outro ponto da medida provisória que os parlamentares querem alterar é o que estabelece a criação de um imposto sobre exportação de petróleo cru. Segundo a MP, a taxa é de 9,2% e vai valer até junho. Na última quarta-feira, senadores de oposição questionaram no Supremo Tribunal Federal (STF) a constitucionalidade do tributo, alegando o caráter arrecadatório do imposto como alternativa para diminuir o déficit fiscal.

O senador Rogério Marinho (PL-RN) apresentou uma emenda pedindo que esse trecho da MP seja suprimido. O senador Efraim Filho (União Brasil-PB) também é a favor da derrubada do imposto.

Fundo de estabilização e mudanças na Petrobras

Além de tentar modificar pontos da medida provisória, os parlamentares querem adicionar novas regras à matéria, como a criação de um fundo de estabilização para conter altas nos preços dos derivados de petróleo. Uma das emendas nesse sentido partiu do senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

Ele sugere que o governo faça uma média dos preços dos combustíveis a partir das cotações no mercado internacional, dos custos internos de produção e dos custos de importação. Em caso de alta desproporcional, sugere, o fundo pode ser acionado.

Para bancar esse fundo, Kajuru propõe duas fontes: a arrecadação do imposto sobre exportação de petróleo cru e impostos extraordinários sobre lucros da Petrobras e por participações governamentais destinadas à União.

Além disso, a política de preços adotada pela Petrobras é questionada pelos parlamentares. A bancada do PSol sugere o fim da política de paridade internacional (PPI), na qual o preço dos combustíveis acompanha a variação do valor do barril de petróleo no mercado internacional, bem como o valor do dólar.

No lugar da PPI, o partido recomenda um modelo que leve em consideração as despesas reais da Petrobras para a produção de petróleo em solo nacional. A proposta da sigla é que a estatal defina os preços dos combustíveis a partir dos custos de extração e de refino, aplicando sobre esses uma margem para cobrir outros gastos, como o de exploração, transporte, comercialização e a internalização de custos ambientais, além da margem de lucro para a empresa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE