Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Parceria entre o MP e URI vai destinar celulares apreendidos em presídios a alunos de escolas públicas

O termo que integra o Projeto Alquimia II, também assinado pelo reitor da URI, Arnaldo Nogaro.

ASCOM/MPRS
por  ASCOM/MPRS
05/03/2021 10:25 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, assinou, nesta quinta-feira, 04 de março, um termo de cooperação entre o Ministério Público e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI), mantida pela Fundação Regional Integrada (FURI), entidade beneficente de assistência social com atuação na área da Educação.

O termo que integra o Projeto Alquimia II, também assinado pelo reitor da URI, Arnaldo Nogaro, tem como objetivo que os aparelhos celulares, preferencialmente smartphones, apreendidos em presídios, sejam recondicionados e destinados a estudantes da rede pública de ensino, com vistas ao acesso ao ensino remoto, dado o contexto da pandemia da Covid-19. Os celulares recolhidos serão destinados pela Promotoria de Santo Ângelo e a Universidade se responsabilizará pelo recondicionamento para uso de internet e aplicativos necessários ao acesso as aulas remotas ou, no caso de modelos sem tais funcionalidades, recondicionamento para uso das direções e docentes de escolas nas atividades escolares.

O procurador-geral de Justiça, em sua manifestação, “reiterou o momento difícil que o Estado e o Brasil atravessam em consequência da pandemia e sublinhou que agora, mais do que nunca, é preciso viabilizar o melhor uso desses equipamentos apreendidos em contexto de criminalidade. E nada mais urgente do que disponibilizá-los aos alunos que vivem em situação de vulnerabilidade para que, com isso, possam se minimizar as perdas decorrentes da falta das aulas presenciais”.

O subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica, Sérgio Harris, saudou “a parceria com a URI, essencial para a descentralização do Projeto, que vai garantir maior alcance na distribuição dos aparelhos, fazendo com que mais crianças e adolescentes sejam beneficiados”. Reiterou também que a URI chancela uma parceria importantíssima com as universidades.

PRESENÇAS

Também participaram da cerimônia virtual os promotores de Justiça de Santo Ângelo Gustavo Fava Ferrari e Márcio Rogério de Oliveira Bressan, que serão os responsáveis pelo Projeto; o promotor de Justiça de Osório Fernando Andrade Alves de Osório, que iniciou o Projeto Alquimia; o servidor André Jacó Schnorrenberger, assessor da SubGes; o coordenador dos Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo, Alessandro Freitas de Oliveira; e os professores do Curso de Ciência da Computação Denilson Rodrigues da Silva e Paulo Ricardo Babtista Betencourt.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE