Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Parcelamento beneficia mais de 13 mil contribuintes do Simples Nacional no Rio Grande do Sul

A adesão deve ser feita de maneira virtual e ficará disponível até 30 de setembro, que também é a data-limite para pagamento da parcela inicial.

O Sul
por  O Sul
03/09/2021 14:35 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Visando mitigar os efeitos da pandemia de coronavírus e estimular a retomada da atividade econômica, a Receita Estadual e a PGE (Procuradoria-Geral do Estado) disponibilizaram condições especiais de parcelamento de créditos tributários devidos por contribuintes gaúchos optantes pelo Simples Nacional provenientes do ICMS referente à Substituição Tributária (ICMS-ST) e ao Diferencial de Alíquota (Difal) declarados em GIA-SN/STDA.

A adesão deve ser feita de maneira virtual, por meio do Portal e-CAC no site da Receita Estadual (contribuintes ativos) ou no site da Secretaria da Fazenda (contribuintes baixados) e ficará disponível até 30 de setembro, que também é a data-limite para pagamento da parcela inicial. Orientações sobre o parcelamento em fase judicial podem ser buscadas diretamente junto à PGE ou pelo site www.pge.rs.gov.br.

Podem ser parcelados os referidos créditos administrativos e judiciais vencidos entre 1º de março de 2020 e 31 de julho de 2021, permitindo o parcelamento dos valores devidos em até 60 meses, sem necessidade de apresentação de garantias e de entrada mínima de 6% do valor da dívida. Segundo os dados do Fisco gaúcho, a medida pode beneficiar mais de 13 mil contribuintes, com dívidas que superam R$ 50 milhões.

“Retiramos a necessidade de garantias para o parcelamento, o que reduz o custo financeiro total do parcelamento. Não se trata de um Refis, mas uma facilitação para que as empresas fiquem em dia com o Fisco gaúcho”, afirmou o secretário da Fazenda do RS, Marco Aurelio Cardoso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE