Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Para reduzir fila, aposentados do INSS serão contratados em home office

A data para o início das inscrições ainda não está fechada, mas elas devem começar assim que o chamamento público for divulgado

IG
por  IG
31/03/2020 08:14 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo lança, até o fim desta semana, o edital para selecionar os servidores, aposentados do serviço público e militares da reserva , que vão fazer parte da força-tarefa para ajudar a reduzir a fila de benefícios no INSS . A data para o início das inscrições ainda não está fechada, mas elas devem começar assim que o chamamento público for divulgado.

Segundo o presidente do INSS, Leonardo Rolim , serão chamados dois grupos: os aposentados INSS que serão contratados, imediatamente, no regime de teletrabalho para acelerar a concessão de benefícios e os militares da reserva das Forças Armadas, que vão atuar no atendimento, assim que as agências foram reabertas para o público.

As agências estão fechadas até 31 de abril, mas podem ter a restrição prorrogada ou suspensa, dependendo da disseminação do novo coronavírus . Isso porque o público do INSS são idosos, que fazem parte do grupo de risco.

Apesar disso, Rolim disse que pretende ganhar tempo e fazer com que os novos atendentes realizem um curso sobre introdução na área previdenciária , à distância. Depois, eles farão mais duas semanas de treinamento nas agências, uma com instrutor do lado e outra, a sós, com acompanhamento. Ao todo, serão selecionados 7,4 mil servidores nessa área.

Já no caso dos aposentados do INSS , não haverá restrição às contratações. A expectativa é atrair pelo menos 1.500, que ganharão bônus por produtividade, além da aposentadoria. Antes de assumir, eles também farão um curso rápido de atualização.
Não haverá realização de provas e o edital irá prever um esquema de pontuação, com base em três critérios: menor idade, menor tempo na inatividade e maior tempo de serviço público. No caso militares, a contratação dependerá da autorização dos comandantes da Aeronáutica, Marinha e do Exército.

Os militares ganharão um adicional de 30% da remuneração bruta, mais o provento. No caso dos civis, foi estabelecido um valor fixo de R$ 2,1 mil, além da aposentadoria, na maioria das contratações.

Novas aposentadorias

Rolim disse também que a partir dos dias 03 ou 04 de abril, o INSS começará a conceder aposentadoria por idade e por tempo de contribuição solicitadas depois da reforma da Previdência , que entrou em vigor em novembro de 2019. Ele mencionou que está aproveitando o fechamento das agências para concentrar esforços na redução da fila de benefícios.

Dos quase dois milhões de pedidos represados em janeiro, o INSS baixou para 1,6 milhão até 22 de março; com mais de 45 dias, são 1,1 milhão.

"Com a concessão das aposentadorias dentro da novas regras, vamos atender 94% de todos os pedidos, com exceção de aposentadorias especiais e de benefícios para trabalhadores com contribuição abaixo de um salário mínimo, como intermitentes e em regime de trabalho parcial", destacou Rolim.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE