Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Auonline
Cidade

Para conter a Covid-19, novas medidas ainda mais restritivas poderão ser tomadas na R16

Uma nova reunião, marcada para esta segunda-feira vai definir os próximos passos para conter o agravamento da doença e suas consequências.

Redação
por  Redação
30/05/2021 18:25 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última sexta-feira (28) a Prefeitura de Erechim publicou o Decreto Nº 5.247/2021, alterando as medidas sanitárias extraordinárias divulgadas na semana passada para fins de prevenção e de enfrentamento a pandemia causada pela Covid-19. Este decreto válido a partir deste sábado (29) é válido até  até às vinte e quatro horas do dia 4 de junho de 2021.

Cerca de 24 horas depois que o decreto restritivo passou a valer  igualmente para toda a Região R16, que inclui também Rio dos Índios e Nonoai, o presidente da AMAU - Associação dos municípios do Alto Uruguai Gaúcho, convocou os prefeitos para uma assembleia geral extraordinária para a manhã desta segunda-feira. O objetivo é discutir medidas ainda mais enérgicas, diante do quadro de agravamento do covid e a superlotação dos hospitais da área.

A população não entendeu todos os chamados, avisos e recomendações feitas anteriormente e o coronavírus provocou uma avalanche de internações, também na região do Alto Uruguai.

Ontem (39) o hospital de Caridade de Erechim, anunciou a suspensão temporária do atendimento no Pronto Socorro, incluindo os casos suspeitos de covid-19. 

O Prefeito Paulo Pólis em comunicado disse: " Avisamos que o Santa Terezinha, mesmo com sobrecarga nos leitos, continuará com o pronto socorro aberto, seguindo a sua missão de hospital público".

Neste domingo, os boletins divulgados pelos hospitais mostram as internações por Covid no dia de hoje. No HST são 50 pessoas hospitalizadas e  no Hospital de Caridade 23 pessoas estão hospitalizadas em leitos covid-19. 

Nas redes sociais parte da população já encontrou um culpado pela superlotação dos hospitais: os prefeitos, a maioria que estão no cargo a exatos 5 meses, por não terem construídos mais hospitais, não ter contratado hospitais de campanha, entre outros.

Entre as medidas que estão sendo anunciadas para discussão dos prefeitos e passíveis de serem adotadas, está a realização de lockdown a partir de quinta-feira, véspera de feriado de Corpus Christi, nessas restrições entrariam também os supermercados, que durante toda a pandemia não paralisaram as atividades. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE