Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Pagamentos antecipados do 13º salário do INSS começam no dia 25 de abril

Pagamentos foram adiantados para os meses de abril e maio; tradicionalmente, o valor é pago apenas no segundo semestre

O Sul
por  O Sul
04/04/2022 14:32 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo publicou no último dia 18 o decreto que antecipa o pagamento do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS. A primeira parcela começa a ser paga no dia 25 de abril. A segunda parcela será paga no mês seguinte, em maio.

Foto: Agência Brasil

Veja o que se sabe sobre a antecipação dos pagamentos:

Quem tem direito ao 13º do INSS?


Terá direito à antecipação os segurados que durante o ano de 2022 tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Segundo o INSS, serão contemplados com a antecipação cerca de 30,5 milhões de benefícios em todo o Brasil. Ao todo, a medida injetará na economia cerca de R$ 56,7 bilhões.

Quem não recebe?


A gratificação não é paga a quem ganha benefícios assistenciais como o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social) e Renda Mensal Vitalícia.

Quando os pagamentos serão feitos?


O pagamento será feito em duas parcelas, junto com o benefício de cada mês.

— Primeira parcela: 50% do valor, de 25 de abril a 6 de maio;

— Segunda parcela: 50% do valor, de 25 de maio a 7 de junho, menos o valor devido do imposto de renda, para quem se aplicar.

O INSS começa a pagar o benefício no dia 25 de abril. A segunda parcela será paga no mês seguinte, em maio.

São dois calendários, um para quem recebe 1 salário mínimo e outro para quem recebe mais.

Qual o valor do benefício?


A primeira parcela do 13º equivale a exatamente a metade do valor do benefício mensal para os segurados que já estavam aposentados em janeiro deste ano. Já a segunda parcela tem os descontos de Imposto de Renda, para quem tem que pagar.

E quem começou a receber INSS depois de janeiro?


Quem passou a receber o benefício depois de janeiro ganha os valores de forma proporcional.

Como consultar os benefícios do INSS?

Existem três meios para as consultas: por telefone, por site ou por aplicativo. Confira abaixo:

1) Por telefone

Uma maneira simples de fazer a consulta dos benefícios do INSS e obter informações sobre eles é através da central de atendimento por telefone, no número 135. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes, e informe sobre qual benefício quer informações. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

2) Pelo site

O segurado pode acessar o site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

No site, também é possível acessar outros serviços do INSS como agendamentos, solicitação de extratos e consulta do número do benefício.

3) Pelo aplicativo

A consulta do benefício também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer o login, e então, todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão listados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE