Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Pacientes de Manaus com a Covid-19 chegam ao RS na noite desta segunda- feira

Três mulheres e um homem receberam alta e voltam hoje para Porto Velho, capital de Rondônia.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
01/02/2021 17:15 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Rio Grande do Sul recebe, na noite desta segunda-feira (1), mais 18 pacientes diagnosticados com Covid-19 transferidos da Região Norte do Brasil. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), as pessoas vêm da capital do Amazonas, Manaus, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que tem previsão de desembarque em Porto Alegre às 19h.

Assim como os rondonienses que chegaram ao Estado na semana passada, os manauaras estão com quadro de saúde estável e, em um primeiro momento, receberão tratamento em leitos clínicos. O Hospital Universitário de Canoas vai receber dez pacientes, enquanto os outros oito serão admitidos pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição, na Capital.

Foto: Itamar Aguiar/Pálacio Piratini

Está prevista para amanhã a chegada de um novo voo da FAB, com mais 18 pacientes vindos de Manaus. Eles ficarão em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, em vagas dos hospitais Universitário e Regional. Ao todo, contando com as transferências da semana passada, serão 54 pessoas do Norte do país internadas no Estado.

Inicialmente, a SES havia prometido 50 leitos ao Ministério da Saúde. Questionada pela reportagem da Rádio Guaíba a respeito da disparidade dos números, a pasta não se posicionou até a publicação deste texto.

Estado de saúde dos pacientes é desconhecido

Três hospitais de Porto Alegre já trabalham no atendimento dos transferidos: Clínicas, Nossa Senhora da Conceição e Vila Nova. A assessoria de imprensa das instituições, que adotaram um isolamento interno para evitar a eventual transmissão da cepa amazonense do coronavírus, não confirma o estado de saúde das pessoas – que chegaram estáveis.

Também não há informações a respeito de qual variante da Covid-19 infectou os pacientes que estão em tratamento no Rio Grande do Sul. Ao longo do final de semana, seis transferências foram realizadas: do Conceição para o Vila Nova, para que o hospital de referência pudesse receber os amazonenses que chegam nesta segunda-feira.

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Quatro pacientes Covid recebem alta e voltam para Rondônia nesta segunda

Três mulheres e um homem receberam alta e vão voltar para Porto Velho, capital de Rondônia, nesta segunda-feira. Eles estavam internados com Covid-19, no Hospital Vila Nova, em Porto Alegre.

Um dos pacientes estava internado na casa de saúde desde a última sexta-feira. Já os outros três foram transferidos no final de semana vindos do Hospital Nossa Senhora da Conceição. No período em que ficaram internados, nenhum deles precisou ser transferido para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A saída do hospital ocorreu às 16h e o voo que sai do Aeroporto Internacional Salgado Filho, estava programado para às 18h35. No transporte entre a casa de saúde e o terminal eles foram acompanhados por um assistente social, que não irá embarcar para Rondônia.

Com a partida dos pacientes, agora o Hospital Vila Nova ainda tem cinco rondonienses internados. Até o momento, todos ocupam somente leitos clínicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE