Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Pacientes de Manaus chegam a SC para tratamento da Covid-19

Jato da Força Aérea chegou por volta das 2h30min da madrugada na Capital. Os pacientes foram levados a hospitais de Florianópolis, segundo publicação do jornal Diário Catarinense.

NSC
por  NSC
31/01/2021 11:31 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Chegaram na madrugada deste domingo (31) em Santa Catarina 11 pacientes com Covid-19 que vieram de Manaus (AM), cidade que vive o colapso no sistema de saúde. Eles continuarão o tratamento para o coronavírus em hospitais de Florianópolis, depois de o governo do Estado oferecer leitos para amenizar o cenário de terror vivido no Norte do país. O jato da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu de Manaus às 20h15min e depois de mais de seis horas de viagem chegou por volta das 2h30min na Base Aérea.

Havia 11 ambulâncias esperando os doentes. Todos foram encaminhados aos hospitais Nereu Ramos (8) e Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (3), ambos na Capital.

Conforme o governo de Santa Catarina, sete pacientes são homens e quatro são mulheres. Eles têm entre 33 e 55 anos e, neste momento, não precisam de tratamento intensivo. Para recebê-los, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) preparou um protocolo de segurança para todos os profissionais envolvidos na operação, que envolve, principalmente, testagem.

A ação faz parte de uma operação que está sendo coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Defesa, SES e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC).

SC tem 73,9% de ocupação em UTIs

Neste sábado, a Secretaria de Estado de Saúde de SC divulgou 73,9% de ocupação em leitos públicos de terapia intensiva (UTI). No painel de leitos UTI em SC, o Hospital Universitário aparecia com lotação de 85,19% às 22h deste sábado, e apenas quatro vagas disponíveis.

Procurada pelo Diário Catarinense, a assessoria do hospital garantiu que todos os protocolos de biossegurança serão seguidos e os atendimentos locais não serão afetados.

No mesmo horário, o painel do Estado divulgava apenas cinco vagas abertas no Hospital de Florianópolis (83,33%) e outras cinco no Hospital Governador Celso Ramos (83,14% ). O Nereu Ramos tinha sete leitos abertos (53,33% de ocupação). O governo catarinense ainda não esclareceu para qual estabelecimento de saúde os enfermos serão encaminhados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE